TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ecogenese Paisagismo

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

Os seus padrões de proporções e os seus princípios conceituais - "utilitas" (utilidade), "venustas" (beleza) e "firmitas" (solidez) -, inauguraram a base da Arquitetura clássica.[1]

]=>  ideia de numero surgiu a partir da percepção do corpo humano, portanto se parece verdade que o numero foi criado a partir das articulações do corpo humano. Há relação de medida com base num determinado modulo, entre os membros tomados singularmente e o aspecto geral do corpo, é logico que devemos admirar aqueles que não só planearam os templos dos deuses imortais como ordenaram os membros das obras, de tal modo quem através de proporções e de comensurabilidade

Os  livros três e quatro são reservados ao estudo dos templos,

5 espécies de templos de acordo com seu alçado – função

In Antis ->naos en parastasin;   com pilastras; este templo se caracteriza pelas paredes da cella (local para abrigo das estatuas, simulacrum) que se estendem para o frontispício (fachada, face) para formar o chamado antis e delimitam lateralmente o pronaos, e entre essas duas paredes, duas colunas servem de base para o fastígio (telhado, frontão).

Prostilo -> com colunas a frente; possui características  do in antis, no entanto possui quatro colunas a frente.

Anfiprostilo -> mesmas características do prostilo, além de possuir frontão, pilastras e fastigio no posticum (entrada de trás, fachada posterior) do templo.

Periptero -> frequente na ordem dórica, colunas em volta do edifício, envolve todos os quatro lados; este se caracteriza por ter seis colunas no frontispício e no posticum e mais onze nas laterais.

Diptero -> ala dupla de colunas; essa colunata duplicada resulta em pelo menos oito colunas no frontispício e quinze nas laterais.

Pseudodiptero ->  falsa ala dupla de colunas; exostilo, por apenas possuir colunata exterior; sendo a primeira ala de colunas embebida no naos.

Hipetro -> se caracteriza por possuir um pátio a céu aberto no centro da cela; decastilo, dez colunas na fachada; no restante tem as mesmas características que o díptero, mas na parte do interior da cela dispõe sequência de colunas sobrepostas repetidas e afastada das paredes, formando perímetro como um pórtico, deixando o meio ao ar livre.

A arquitetura romana

No século VIII a.C. -> começa a ser influenciada pela Grecia antiga. Monarquia romana em decadência.

Seculo IV -> Inicio periodo helenístico, Alexangre Magno, rei da macedônia, domina toda a grecia O que aproximou mais as duas culturas (romana – grega)  terminou so em 146a.C..

 Este período é contado ate a conquista da península pelos romanos.

Seculo IX a.C. -> etruscos já povoavam a Peninsula Italica, atual toscana, na intenção de conquistar a regiao

Sec III a.C. -> romanos se consolidaram como potencia. Etruscos, foram absorvidos pelos romanos, ate desaparecerem como nação autônoma.

A arquitetura romana sofreu influencia pelos gregos e pelos etruscos.

São portanto os etruscos os responsáveis por dar a Cultura Romana grandes contribuições, bem como a cultura grega, conforme eles (romanos)  a conhecem.

Que Diferentemente da grecia que se preocupava bastante com o homem,  com a filosofia, arte. Cultivo a cultura, isso fazia parte da cultura grega.

Romanos -> guerreiros, conquistadores, aumentar poder. Eles valorizavam pessoas que iam para as guerras. Grandes Referencias. Romano gostava de ser celebrado como pessoa importante. Romanos se apropriaram das características da arquitetura e arte grega no período helenístico. Construira basílicas no lugar dos templos gregos, Construiram anfiteatros fechados e com nivelamento das arquibancadas considerando a hierarquia da população presente. Criaram aquedutos, aprimoraram a utilização do arco e da abóboda nas edificações. Evoluçao das ordens dóricas, jônicas e coríntias para novas formas, como a toscana e composta.

Isso é diferente do povo grego, suas moradias eram localizadas em locais mais baixos  em relação aos locais em que se construíam os templos para a adoração aos deuses, que eram construídos em nível mais elevado de acordo com a importância da divindade.

 Peninsula Italica -> Etruscos foram ampliando seu domínio sob as culturas que habitaram esse território. Em certo momento etruscos influenciaram o desenvolvimento de roma.

Magna grecia => região da atual sicilia.  Era zona de domínio grego.

Cartagines

Conforme o tempo passou gregos etruscos e cartagines dominaram a região.

Etruscos influenciaram a arquitetura romana. Fizeram obras publicas, pontes e portões fabulosos e canais de drenagem das zonas baixas.

Por causa de guerras entre os povos, ocorreram varias reaproximações, se fundiam cada vez mais com a sociedade romana.

Arte romana = elementos gregos – que priorizavam o ideal de beleza - + elementos etruscos – que expressavam a realidade quotidiana

Romanos modificaram e aprimoraram os ensinamentos recebidos.

Acrescentaram aos estilos herdados – dóricos, jônicos e coríntios – duas novas formas de construção: a toscana e a composta.

  • Península itálica um dos primeiros povoado romano.
  • Monarquia -> 753 a.C ; Republica -> 509 a.c. – 14 d.C morte de augusto ; -> império ->  ate 476 d.C

Monarquia > era somente área da italia – somente área próxima a atual >>roma; diferentes povos e diferentes monarcar na regiao

Republica > Expansao de roma. Ate 14d.C.  Ocupa boa barte da Europa. Boa parte Asia. Siria. Momento mais importante  para a arquitetura. Foi nesse momento que houve a estruturação do império.

Império > se estendeu por cinco séculos. Expansao em menor escala. Romanos dominaram o território por muito tempo. incopora região Bre-tranha, Germanos. Marcou a cultura do ocidente. Toda a europa foi ocupada pela civilização romana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com