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O Fichamento de Conforto

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

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FICHAMENTO DE LEITURA   

[pic 1]

   

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO  

DATA:

DISCIPLINA: CONFORTO ACÚSTICO 

TURNO:

PROF:

TURMA: 

ALUNO (A):

RA.: 

REFERÊNCIA DO TEXTO:  CAPÍTULO III 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

VISTO  

 

 

 

  

 CAPÍTULO III - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 

O capítulo apresenta a fundamentação teórica dos conceitos principais da acústica arqui- 

tetônica dentro de uma sala de aula. 

Para a caracterização da qualidade acústica de uma sala de aula, existem parâmetros a   

serem definidos, como, o nível de pressão sonora, os ruídos de fundo, tempo de reverbe- 

ração, inteligibilidade da fala e a relação do sinal/ruído. 

 3.1 DEFINIÇÕES PRÉVIAS 

O som é uma alteração física num meio, a qual pode ser percebida pelo ouvido humano. 

Para que essas perturbações possam prolongar-se através do meio é necessário que o  

mesmo tenha inércia e elasticidade. 

O som se reflete de uma fonte até encontrar um obstáculo. As duas características sono- 

ras importantes são: a intensidade e a frequência. 

''Intensidade Sonora é uma medida física de uma onda sonora, relacionada com quão  

forte o som é percebido.'' 

''Também pode-se medir a frequência de uma onda sonora a qual é percebida como som. 

se o som tem apenas uma frequência, é chamada de som puro, mas muitos sons do dia  

a dia, como a fala, música e ruído, são sons complexos por uma mistura de frequências  

diferentes.'' 

''A importância da frequência surge quando a onda sonora encontra uma superfície: o  

somo reagirá diferentemente em frequências distintas. Os seres humanos estão mais 

sujeitos a serem incomodados por ruídos de média e alta frequência, especialmente por  

tons puros.'' 

A onda sonora incide sobre um obstáculo e gera três situações distintas: 

Uma parte é transmitida através do material e com isso faz o material vibrar; 

A outra parte é absorvida, transformando-a em calor; 

E o restante é refletido de forma especular ou difusa. 

 Esses fenômenos podem ocorrer simultaneamente dependendo do obstáculo. 

''Como resultado, a onda refletida pode não ser tão intensa como a onda inicial. As fre- 

quências do som também fazem diferença, pois muitas superfícies absorvem sons de  

 

altas frequências e refletem sons de baixas frequências com maior facilidade.'' 

''O eco é uma consequência imediata da reflexão sonora. Define-se eco como a repeti- 

ção de um som que chega ao ouvido por reflexão 1/15 de segundo ou mais depois do  

som direito. Considerando-se a velocidade do som em 343 m/s, o objeto que causa essa 

reflexão no som deve estar a uma distância de 24m ou mais.'' 

''As ondas estacionárias é um fenômeno que ocorre em recintos fechados. Consiste na  

superposição de duas ondas de igual frequência que se propagam em sentidos opostos. 

Ao se sobreporem, a coincidência dos comprimentos de onda faz com que os nós e os 

ventres ocupem alternadamente as mesmas posições, produzindo a impressão de uma 

onda estacionária. Em locais fechados o som refletido entre paredes paralelas pode criar 

esse efeito, causando graves problemas acústicos para o ambiente.'' 

''Eco palpitante é quando ocorre devido à capacidade do ouvido humano de perceber  

com muita facilidade a ocorrência de sons com grande periodicidade, situação esta que  

acontece frequentemente em locais com superfícies refletoras e paralelas, mesmo  

quando a distância entre tais superfícies é menor que aquela descrita como necessária 

para a ocorrência de eco. Nestes casos, o eco palpitante produzirá a sensação de um 

''som de campainha''.'' 

 3.2 NÍVEL DE PRESSÃO SONORA 

''A energia sonora total presente em qualquer ponto de uma sala se obtém como a soma  

de uma energia de valor variável , que depende da localização do ponto, e outra de valor 

constante. Supõe-se que a causa é uma fonte sonora de defectividade conhecida e com 

uma potência acústica bem definida.'' 

''A energia de valor variável corresponde ao som direto e diminui à medida que o recep- 

tor se afasta da fonte.'' 

 3.2.1 CAMPO DIRETO 

''A zona onde predomina o som direto se denomina zona de campo direto. A zona perten- 

cem os pontos, mais próximos à fonte sonora e nela o NPS, chamada de nível de campo 

direto.'' 

3.2.2 CAMPO REVERBERANTE 

A zona onde predomina o som refletido (também denominado som reverberante) recebe 

o nome de zona de campo reverberante. A ela pertencem os pontos mais afastados da 

fonte sonora. 

 3.2.3 MEDIÇÃO 

''A medição dos níveis de pressão sonora são a principal atividade para avaliação dos  

problemas do ruído em um ambiente. A norma NBR 10151 especifica um método para 

medição de ruído.'' 

 3.3 RUÍDO DE FUNDO 

''O ruído de fundo ou ruído ambiente pode ser considerado como todo aquele ruído exis-  

tente em um determinado local que não diz respeito ao objeto de apreciação ou  

...

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