TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Apresentado Na Figura 1 Foi Produzido No século XII Em Algum Lugar Da Europa Central E, Por Mais Incrível Que Possa Nos Parecer, Ele Foi Pensado Como Um Mapa-múndi, Ou Seja, Pretendia Representar Todo O Mundo. Mas Que Mundo Era Esse?

Artigo: O Mapa Apresentado Na Figura 1 Foi Produzido No século XII Em Algum Lugar Da Europa Central E, Por Mais Incrível Que Possa Nos Parecer, Ele Foi Pensado Como Um Mapa-múndi, Ou Seja, Pretendia Representar Todo O Mundo. Mas Que Mundo Era Esse?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Mapas como esse, segundo Dreyer-Eimbcke, foram produzidos por toda a Idade Média, e eram conhecidos como “Mapas TO”, porque representavam a Terra como um disco (“O”) marcado com um “T” central, cujo traço vertical da letra era o Mar Mediterrâneo e o traço horizontal, rio Don, o Mar Negro e o rio Nilo, separando África e Europa da Ásia. A porção de terra que aparece na extremidade direita é a Terra Australis (Terra do Sul), continente mitológico que os europeus medievais imaginavam existir. Enfim, os três continentes eram circundados por um oceano que desaguava em um abismo infinito... Do ponto de vista geográfico, chama a atenção a falta de relação entre o que está representado e o que hoje sabemos serem os continentes. No entanto, essa característica não se devia apenas ao desconhecimento real dos continentes ou à falta de instrumentos de observação e medição. Predominava uma visão do mundo moldada pela religião católica que fazia do mapa-múndi medieval não uma representação do mundo físico, mas uma ilustração da Terra segundo a Bíblia e a Igreja. Assim, podemos notar que no centro do mapa está a Terra Santa (Judeia), lugar de nascimento de Jesus Cristo e por isso, na lógica católica medieval, o centro do universo. Supõe-se que esse mapa foi produzido por pessoas, provavelmente monges, que não devam ter conhecido muitas regiões diferentes daquelas em que nasceram. Ele não foi desenhado para orientar viajantes ou para situar concretamente alguém no mundo. Tal mapa se destinava a mostrar aos seus contemporâneos como o mundo existia concebido por Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com