TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]MAPA SÍNTESE DIAGNÓSTICO        MAPA DIRETRIZES

[pic 2]

Após análise dos dados coletados (em loco e outros meios de pesquisa), percebeu-se que os setores em estudo possuem potencialidades para lazer, porém requer atenção no que diz respeito as necessidades dos usuários (moradores).

[pic 3]

MEMORIAL DESCRITIVO


Para que haja um bom senso na implantação de novos conceitos e requalificação dos espaços existentes, é mostrado em mapa, uma síntese que promova a união das principais problemáticas diagnosticadas com suas

possíveis intervenções para a requalificação da área.

De acordo com o diagnóstico realizado, em relação ao terreno em estudo, sua área possui locais com uma grande potencialidade de áreas de lazer, de descontração e interação. A criação de um local mais atrativo, com maior espaçamento de circulação de pedestres com pontos de encontro e descontração para a população local e para os visitantes. Garantindo a mobilidade sem motorização e criando novos visuais para o local.

A proposta é que sejam ampliados os trechos com saneamento básico e iluminação para que seja possível a estadia no local e no loteamento, além de criar uma maneira natural de segurança através da movimentação que a área proporcionará devido a criação de parques e mirantes, ali se estabelecerá áreas de recreação (esportes), passeios, mirantes (aproveitamento dos níveis mais altos do relevo).


No loteamento os lotes também foram distribuídos de forma que tenha entrada de todos os lados, contribuindo com a segurança do local. Os lotes 200 m2 sendo 10 de testadas e 20 de comprimento. O comprimento das quadras variam de 70 a 130 m e as calçadas com 3 m de largura para melhorar a passagem de pedestres que transitam na mesma.

A intenção para a questão do sistema viário local é promover abertura de novas vias que ligam as ruas existentes garantido que qualquer pessoa, de qualquer região da Belo Horizonte consiga se deslocar até o terreno, e por isso, garantir a mobilidade turística, de lazer e de moradia. Criando mais uma rota de transporte público a área a ser requalificada.


Na porção próxima ao bairro Olhos D’água, terá atrativos comerciais e de serviço. Esse setor possui o potencial de adensamento, ou seja, de aumento na quantidade do gabarito.

Próximo ao Anel rodoviário, um eixo viário importantíssimo da cidade, será destinado a área de preservação ambiental, um atrativo para o local que possui um potencial para o turismo verde, além de trazer segurança para o bairro e servir como barreira acústica.

[pic 4]

Componentes: Aline Marques, Emanuele Dourado, Lucas Gomes e Samêla Aparecida. Orientadores: Tarcísio e Leonardo Disciplina: Teoria e Projeto Urbano.

A1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (3 Mb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com