TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial Descritivo

O memorial descritivo tem o objetivo de estabelecer os critérios para a execução da obra, determinando os tipos e qualidades dos materiais a serem utilizados, bem como as técnicas e normas construtivas, sistematizando as legislações pertinentes para os diferentes projetos específicos que o programa contempla.

Proposta 1 – Ordem Linear

 Nessa proposta a ideia surgiu de fazer uma praça com formas geométricas, porem se libertando das formas convencionais dando a elas mais leveza e integração, um deck de madeira rodeado por um espelho d´água foi pensado de forma a criar um espaço mais reservado de contemplação onde os usuários possa usufruir da praça com mais tranquilidade. O deck o espelho d´água 2 e o pavilhão foram locados de forma linear onde todos os outros elementos se organizaram a partir deles. A paginação principal compõe o desenho abraçando as formas dos espaços destinados a contemplação e lazer a ideia era que caminhos largos rodeassem as formas soltas dando liberdade ao usuário para ir onde sua atenção o levasse e não forçando caminhos. A vegetação e paisagismo foi organizado de forma que completasse o desenho da praça com semi círculos sem fugir da ideia principal.

Contemplação e espelho d´água 1

Deck de madeira de 135 m² em forma de circulo com um espelho d´água nas laterais locado no lado esquerdo da praça no mesmo nível do terreno onde a topografia é mais baixa, em cima de um espelho d’água feito abaixo do nível da praça nesse espaço, no local foi colocado três bancos de 5mx0.50m  acompanhando o formato do circulo e um pergolado para proteger do sol, onde os usuários possam desfrutar da vista da praça com a tranquilidade e conforto.

[pic 1]

Espelho d´água 2

Esse espelho d´água fica na parte central da praça ligando a área de contemplação com o pavilhão, ele possui uma área de 45 m² e um painel de 5m x 0.50m x 3m onde a água escorre por ele e volta para o espelho d´água dando a impressão aos usuários da praça de uma pequena cachoeira em pleno agito da cidade.

[pic 2]

Vegetação e paisagismo

Para compor o desenho da praça foi utilizado canteiros nas pontas inferiores, superiores e central da praça com o desenho de semi círculos com vegetação típica do cerrado, ao todo são 16 arvores de grande porte, gramíneas  e pequenos arbustos compondo o paisagismo em áreas 8 áreas espalhadas pela praça.

Playground

Um playground de 25 m² em forma de um triangulo foi locado na frente do pavilhão onde fica um dos acessos da praça e conta com um piso emborrachado permeável que reduzi o impacto da queda trazendo mais segurança  e escoa a água da chuva evitando o acumulo  de água da chuva.

[pic 3]

Paginação

O piso dos caminhos conta com um desenho que envolve as formas geométricas usadas na praça, o piso intertravado é de concreto escolhido por ser permeável o que ajuda muito no escoamento da água da chuva, como a praça possui muita paginação a escolha se fez necessária para evitar o acumulo de água da chuva e alagamentos,  ele compõe o desenho formando seis acessos a praça, onde o usuário poderá ter acesso a praça tanto pelas ruas de maior movimento quanto pelas ruas mais tranquilas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (430 Kb)   docx (393.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com