TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo de Projeto

Por:   •  1/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

Memorial Descritivo de Projeto

Aluno: Joabs Fernandes

Professora orientadora: Iris Vargas

Parque Urbano no Campus Laranjeiras

        A prática de atividades físicas é fundamental para qualidade de vida do ser humano seja ela uma caminhada ou uma atividade que exija um pouco mais de esforço do corpo. A falta de áreas apropriadas para quem busca uma vida saudável faz com que boa parte dos praticantes busquem alternativas muitas das vezes em vias de fluxo de veículos, ou áreas improvisadas. É o que ocorre com o terreno situado ao norte do Campus Laranjeiras da Universidade Nilton Lins, onde a população local faz uso do mesmo para suas práticas de atividades físicas. Com base nessa necessidade, foi elaborado o projeto de Parque Urbano com grande área verde para que o espaço venha proporcionar recreação e lazer aos seus visitantes.

Terreno

        Situado entre a avenida professor Nilton Lins e rua Barão de Indaiá, a área de implantação do Parque Urbano no campus laranjeiras possui uma área de terreno total de 75.875 m² e está localizado as margens do igarapé do Bindá e a área de preservação permanente.

Partido Arquitetônico

Ao estudar ecologia, podemos compreender melhor a importância de cada espécie do planeta e também como o ambiente influencia na distribuição e na abundância das diferentes espécies. Ao entendermos essas relações, fica mais claro também a importância de preservamos o meio ambiente. O Parque Urbano surge com o conceito de conectar o ser humano com a natureza.

Implantação

        A implantação do projeto abriga uma área útil de 51.015 m² entre áreas pavimentadas e áreas permeáveis. Seus equipamentos estão distribuídos em toda sua extensão abrigados pelos seguintes setores: Setor administrativo e educacional; Setor de atividades físicas; Setor de recreação infantil; Setor cívico e cultural; Setor de alimentação; Setor de contemplação.

Paisagismo

        O paisagismo é composto de árvores com raízes pivotantes, suas raízes crescem para o fundo da terra que não danificam as calçadas.

        Os caminhos são compostos por árvores das espécies Jacarandá e Ypê amarelo. Essas foram utilizadas para proporcionar sombra nos caminhos e também por serem espécies que florescem duas vezes no ano. A floração traz um contraste mais estético ao parque devido as flores serem em tom violeta e amarelo.

        Nos campos internos do parque se encontram as árvores da espécie Mangueira, essa é uma espécie nativa da região e bastante presente no Campus Laranjeiras. A finalidade de seu uso é proporcionar um ambiente arborizado, verde e de aproveitamento de seu fruto para o usuário.

        Nos pergolados inseridos no interior do parque, se fez uso em seu centro de palmeiras da espécie Paxiúba. Uma árvore nativa da região com raízes externas que se comparam a tentáculos, uma característica bastante curiosa. Esta foi utilizada para aprecio e conhecimento do usuário, já que é uma espécie pouco conhecida pela população. Ainda continuando com esta área de contemplação, os pergolado é envolvido em sua cobertura por vegetação do tipo trepadeira, proporcionando uma sombra mais confortável ao seu usuário.

        Em determinadas partes dos caminhos, estão inseridos os arbustos para assim proporcionar barreiras de proteção aos jardins e também criar um caminho verde ao pedestre.

        O lago artificial criado com a finalidade de proporcionar um microclima ao ambiente, faz-se movimentar sua água através de chafariz.

Paginação de piso

        O piso principal que circunda todo o parque é pavimentado com piso cimentício ladrilhado, destinado as atividades físicas de caminhada e corrida. O piso interno e secundário é em blocos de concreto intertravado na característica do material, destinado ao passei e contemplação do interior do parque. A ciclovia também em piso intertravado de cor vermelha, está dividida em dois sentidos e é destinada aos usuários que praticam exercício com bicicleta. Os pisos onde tem maior concentração de público são revestidos em pedras quartzitos, como no caso do pátio ao redor do lago e no anfiteatro. Nos pergolados o piso é revestido com pedra São Tomé. Toda a grama utilizada é em grama Esmeralda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com