TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu Arquitetura

Por:   •  25/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Museu Zentrum Paul Klee


Contexto: Em um esforço para construir um museu em memória e homenagem ao mais importante artista suíço do século XX(Paul Klee) e criar um centro cultural para a cidade,o  trabalho foi encomendado pelo renomado arquiteto Renzo Piano.

Foi inaugurado em 2005, e abriga a maior coleção de obras de Klee em todo o mundo (cerca de 4000). Além de exposições de arte, o centro também tem uma plataforma para música, teatro, dança e literatura.

Projeto: Renzo Piano criou uma ilha verde de onde saem três colinas com estrutura de vidro e aço. Seu formato curvo imita o traçado de um pincel. Piano queria que o edifício poderia ser sustentável e ter o menor consumo de energia possível. Assim, os estudos de impacto ambiental foram realizados em cada um dos materiais, do piso até as vigas de aço.

Local: Berna, na Suiça


Centro Cultural J.M Tjibaou

Contexto: Centro para a promoção da cultura Kanak e dedicado à  memória do líder político Jean Marie Tjibaou, assassinado em 1989.O projeto baseou-se nas aldeias indígenas desta parte do Pacífico, sua cultura e seus símbolos, que apesar de ser muito antiga, ainda está muito presente.

Projeto: Renzo ganhou uma competição mundial de design com seu projeto para essa obra. A construção aconteceu num período de 5 anos entre 1993 e 1998. Para a construção dos diferentes ambientes utilizou-se muitos materiais locais, principalmente madeira, que ergueram um verdadeiro ícone da arquitetura moderna do pacífico sul. O ano que terminou o trabalho (1998), o arquiteto recebeu na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o prestigiado Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.

Local: Coumeia, na Nova Caledonia, uma ilha do Pacifico próxima da Australia.


Edifício Maison Hermes

Contexto: Sede japonesa do grupo francês Hèrmes. Renzo Piano se inspirou as tradicionais lanternas japonesas para criar o efeito chamado de “lanterna mágica”, já que durante a noite, o edifício todo brilha desde dentro.

Projeto: dividido em 12 andares, que incluem lojas, oficina, museu, jardim e metrô. Foi planejado para que aguente os fortes terremotos que acontecem no Japão, então seus materiais e formas são bem resistentes. O revestimento exterior foi projetado por Piano para criar o efeito de cortina luminosa e pintados à mão as 13.000 peças.

Local: Tokyo, Japão.

Ano: terminado em 2001 e reformado em 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com