TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARTIDO ARQUITETÔNICO NA PAISAGEM (Solange Aragão) RESUMO

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

O PARTIDO ARQUITETÔNICO NA PAISAGEM (Solange Aragão)

RESUMO

        Este artigo tem a intenção de apresentar e discutir o conceito de partido arquitetônico, a fim de analisar e entender as implicações de se considerar a paisagem na concepção do partido e o partido na construção da paisagem.

         Levar em consideração as características do meio ambiente, do entorno e do terreno para a concepção de um projeto, poderá contribuir significativamente para a valorização e melhoria do espaço urbano onde o edifício será inserido. Além disso, a paisagem, quando bem observada, pode inspirar a solução formal ou o partido arquitetônico. Exemplificando, podemos observar as obras de Niemeyer, em que o arquiteto sempre apresentou em seus projetos preocupação com a maneira como a construção se insere na paisagem, como a Igreja São Francisco de Assis na Pampulha, a qual suas formas foram inspiradas nas montanhas de Minas Gerais, além de estar em harmonia com todo seu entorno.

        Internacionalmente há muitos arquitetos que podem ser citados por considerarem o ambiente e a paisagem, além de influenciarem seu partido arquitetônico por estes. Entre eles deve-se destacar Frank Lloyd Wright com “The Falling-Water House” (A casa da Cascata), em que a paisagem definiu o partido arquitetônico do projeto.

         Importante se faz diferenciar-se o partido do conceito, sendo que o conceito se trata da ideia que origina o projeto ou o que está por trás de sua concepção. Já o partido, deriva de uma serie de condicionantes (legislação, insolação, características do entorno, etc), bem como das escolhas e decisões projetuais do arquiteto.

         A importância de se atribuir ao entorno uma das condicionantes definidoras do partido arquitetônico de um projeto, se dá pelo fato de que a paisagem urbana corresponde a uma série de percepções e sensações diferenciadas no usuário, e, por isso, a inserção de uma edificação deve sempre considerar a ideia de conjunto, a inter-relação entre as construções para contribuir e elevar a qualidade do espaço da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (343.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com