TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo crítico Manifesto partido comunista

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - ICSA

THAÍS MACIEIRA MODESTO

RESUMO CRÍTICO - O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

Belém
2015

RESUMO CRITICO – O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, foi publicado em 1848, numa época em que predominava o capitalismo e a burguesia, e era visível a desigualdade entre burgueses e proletariados. A obra fundamenta-se na crítica a esse sistema capitalista, na análise da luta de classes e uma espécie de pedido de união entre os operários – “Proletários de todos os países, uni-vos!”. Os autores defendiam a destruição da ordem burguesa, que era vista como nova classe opressora, e a criação de uma nova sociedade sem classes e sem propriedade privada.

A primeira parte do livro, os autores afirmam que a história de todas as sociedades baseia-se na luta de classes, e que com o surgimento do capitalismo, a sociedade dividiu-se em dois campos opostos: o proletariado e a burguesia. Sendo o primeiro, os trabalhadores assalariados, que vendiam sua força de trabalho para sobreviver, e o segundo, proprietários dos meios de produção. Na visão de Marx e Engels, com o avanço das navegações, do comércio e indústria, com o emprego de máquinas e a transformação do modo de produção com a divisão do trabalho, a burguesia cresceu cada vez mais.

Devido ao crescente emprego de máquinas, a força do homem desvalorizou-se, levando ao emprego de mulheres e crianças, e quanto mais aumentava a divisão de trabalho e maquinaria, aumentava também a quantidade de trabalho e mais desumanos eles se tornavam. O operário não era visto como um ser humano, ele era apenas extensão da máquina, como é visto no filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, que critica justamente como o trabalhador é explorado pela burguesia. Portanto, devido a esses fatores de exploração, os trabalhadores se transformaram em uma massa única e começaram a lutar. O resultado de suas lutas não é imediato, mas há um avanço com a criação de sindicatos e formação de partidos políticos.

A segunda parte trata da relação entre o partido comunista e os proletários, e visavam mostrar que seus objetivos eram os mesmos: derrubada da dominação burguesa e conquista do poder político pelo proletariado. A teoria do comunismo se resume, basicamente, na abolição da propriedade privada, retirada da influência da classe burguesa na educação, igualdade entre os sexos e classes.

Em virtude do que foi mencionado conclui-se que mesmo que haja uma sociedade sem classes, em um país em que o Comunismo triunfe, o Estado não pode desaparecer enquanto o país estiver rodeado por um mundo capitalista, pois como mencionado no livro outro pensamento comunista é a abolição da pátria. E mesmo que o comunismo use métodos radicais, como é mencionado no livro também, o mesmo parece ser a melhor forma de igualdade social, pois visa sempre o bem coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com