TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SÃO PAULO NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS:

ESTUDOS E PROPOSIÇÕES PARA A

RESILIÊNCIA URBANA


[pic 3]

  • Maria de Assunção Ribeiro Franco

Professora Titular do Depto. de Projeto/FAUUSP

  • Paulo Renato Mesquita Pellegrino

Professor Associado do Depto. de Projeto/FAUUSP

  • Taícia Helena Negrin Marques Doutoranda/FAUUSP


[pic 4]

A pesquisa foca em verificar em que medida os parques urbanos e suas bordas, interligados a outras áreas verdes

e/ou abertas, podem se tornar fatores de resiliência quanto à adaptação da cidade de São Paulo às mudanças climáticas, o projeto se apoia no conceito de Infraestrutura Verde e de Ecossistema Urbano como estratégias de Planejamento Ambiental.


OBJETIVO[pic 5]

O objetivo é desenvolver um projeto estratégico da paisagem, para potencializar os serviços ecossistêmicos quanto a regulação térmica e hídrica, por conta das

mudanças climáticas constantes que existem na cidade de São Paulo, criando a “Cidade Resiliente”.


ÁREA DE ESTUDO[pic 6]

[pic 7]


[pic 8]


  • PARQUE DA CANTAREIRA[pic 9]

Possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção.

  • PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, fica na Zona Oeste da capital e tem 137 mil metros quadrados. Abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.


  • PARQUE TRIATON[pic 10]

O Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), tem 48.600 metros quadrados de área e o considero um prazer para quem trabalha ou passa na turbulenta e frenética Avenida Paulista, especialmente nos dias úteis. Funciona das 6 às 18h. Aos domingos o parque chega a receber 8.000 visitantes. Flora exótica e diversificada, fauna com destaque para o viveiro de aves, presença de playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de caminhada e cooper.

  • PARQUE DO IBIRAPUERA

O Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo. Seus três lagos artificiais são interligados e ocupam 1,6 milhão de m2, promove eventos e encontros temáticos. Possui ciclovia, 13 quadras iluminadas, pistas de corrida, passeio e descanso, áreas abertas para shows, área de convívio coberta, banheiro e etc. Abriga prédios públicos, museus, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras e o Pavilhão Japonês.


METODOLOGIA APLICADA[pic 11]

  • 1 ETAPA - Criação de 3 grupos de profissionais, de diferentes áreas; onde cada grupo se responsabilizou por um dos três tema estruturadores da etapa “para que”.
  • 2 ETAPA – Cada grupo faz uma análise swot sobre seu tema.
  • 3 ETAPA – Aplicam as análises com base nas etapas anteriores.

[pic 12]

1. PARA QUE

Temas Estratégicos estruturantes da pesquisa:

Infraestrutura Verde Azul

Microclima Urbano

Fisiologia da Paisagem Urbana


[pic 13]

2. O QUE

(Análise SWOT) Identificação dos elementos de aplicação e sua análise quanto a suas:

Fortalezas

Oportunidades

Fraquezas

Ameaças


[pic 14]

3. ONDE

Definição de locais passíveis de receber intervenções na paisagem ao longo do transecto estabelecido.


INFRAESTRUTURA VERDE[pic 15]

Coordenação da equipe  Prof. Dr. Paulo R. M. Pellegrino Participantes: Camila Gomes Sant’ Anna, Maitê Bueno Pinheiro, Ramón Stock Bonzi, Ricardo Saleimen Nader, Taícia Helena Negrin Marques, Tiago Brito da Silva. Convidado: Prof. Dr. José Rodolfo Scarati Martins.

Une profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura da Paisagem e Engenharia Hidráulica. Foca nos benefícios que a implementação de elementos verdes na paisagem pode trazer para a regulação hídrica. As estratégias foram direcionadas às questões de manejo local das águas pluviais quanto à remoção de cargas poluentes difusas, presente nas primeiras chuvas, por processos de biorretenção e na contribuição desses sistemas para as infraestruturas rígidas existentes de drenagem, quanto ao manejo da quantidade de água a ser retida, detida ou infiltrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (9.3 Mb)   docx (9.8 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com