TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE BIBLIOTECA

Por:   •  10/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

No principio o homem teve que aprimorar sua comunicação, para se relacionar uns com os outros, recorrendo a vários recursos, tendo como exemplo, inscrições com pedras em cavernas, tábuas, pergaminho, papiro e papel.

        Com a crescimento da civilização, a comunicação expandiu-se, e os homens decidiram criar bibliotecas, para visitar, organizar e conservar os documentos.

       No início as bibliotecas eram instaladas em castelos,palácios e templos, e apenas o clero, que sabiam ler e escrever, tinham acesso as informações disponíveis nas bibliotecas.

      No que se relaciona às bibliotecas públicas, uma das primeiras que se tem notícia teria sido idealizada pelo general Júlio César, que mesmo após sua morte, foi construída pelo orador Asínio Pólio, no ano 39.d.C. “estabelecendo simbolicamente a primeira biblioteca pública do templo romano da Liberdade” (MARTINS, 2002, p. 78).

Os autores Mueller, Nogueira, Serrai (apud Almeida Júnior, 2003, p. 66) afirmam que:

A biblioteca pública surge na segunda metade do século XIX, nos Estados Unidos e Inglaterra, tendo o ano de 1850 como marco histórico desse fato. As características dessa biblioteca, que a diferenciavam das anteriores, podem ser divididas em três grandes aspectos: mantida integralmente pelo estado; com funções específicas e com a intenção de atender toda a sociedade.

Enquanto isso, Almeida Júnior (1997b, p. 22) defende que:

A origem da biblioteca pública não pode ser entendida, simplificadamente, como oriunda dos reclames das classes populares ou, inversamente, pelas benesses das classes detentoras do poder. Aquele momento histórico (meados do século XIX) leva-nos a reconhecer a influência, a mescla, a intersecção dessas e de outras causas. A biblioteca pública surge, não isoladamente, deslocada dos acontecimentos e da situação da sociedade daquela época. Ao contrário, ela está imersa nas transformações, nas mudanças e alterações daquela época e, assim, deveria continuar participando de cada cenário histórico, cenários não estanques, mas dinâmico e em constante mutação. A biblioteca pública deve ser reflexo e causa das transformações da sociedade; deve receber influências, interferir, ser início, meio e fim das alterações sociais, numa seqüência interminável. Sua origem esteve sustentada por esse quadro.

      

       A biblioteca pública além de armazenar livros ou até mesmo ser uma extensão da biblioteca escolar, hoje a biblioteca pública tem papel importante na sociedade, por que se transformou em local de interação, discussões e manifestações artísticas e culturais.

      

       A apresentação deste trabalho, consiste na proposta de um projeto para uma nova biblioteca pública na cidade do Gama, Distrito Federal.

      Esta nova sede será projetada em terreno vazio, com 60 metros de frente e com 40 metros de profundidade,localizado na Praça 01- Área Especial - Lote . 01 - Setor Central - Gama DF.

      A biblioteca pública existente localiza-se na Praça 02- Área Especial - Lote. 02 - Setor Central - Gama DF. Através de estudos in loco, conclui-se que o espaço existente, encontrar-se com rachaduras nas paredes, cobertura com vazamentos e as estantes de livros achar-se empenadas e enferrujadas. Na proposta do projeto a biblioteca será realocada para o novo terreno.

     Para concluir, a localização desta biblioteca será no centro da cidade , e com várias escolas em sua rota, e a execução deste prédio, pode suprir a demanda da necessidade local. Em resumo esta biblioteca deve ser projetado, como uma instituição social, importantes para o sistema de comunicação humana.

2  JUSTIFICATIVA.

 

      A atual biblioteca localizada na Praça 02- Área Especial - Lote. 02- Gama DF,  não possui uma infra estrutura adequada, na área externa calçamentos totalmente inadequados e cheios de anomalias, já no interior da edificação muitas rachaduras nas alvenarias podendo até ser um sinal de recalque estrutural, amontoados e áreas improvisadas. Por esse motivo seu publico mensal é extremamente baixo, seus 250 metros quadrados comportam um acervo que é constituído de cerca de 40 mil exemplares divididos em: acervo geral, referência, infanto-juvenil, gibiteca, estante de concursos,jornais antigos,  e diários de notícias locais e nacionais.

   A Biblioteca existente no setor central do Gama DF, disponibiliza de espaço coberto para estudo e pesquisas e conta ai um depósito improvisado, onde vários exemplares estão amontoados, e isso não é suficiente para aquela área, pois universidades e escolas de ensino fundamental e médio, toda instituição de ensino possui uma biblioteca, mas na grande maioria dos casos são insuficientes, não possuem o tamanho e muito menos acervo adequado.

    A atual biblioteca é subutilizada, não há uma separação adequada entre acervo e aréa de estudos e nem ambientes destinados a cada atividade específica com a necessidade dos usuários onde numa pesquisa rápida com usuários uma proporção de 7 entre 10 pessoas gostariam de um espaço melhor e diferente, um espaço que seja condizente com a necessidade e demanda do local onde informação direcionada e de qualidade será oferecida e com um menor tempo de deslocamento para os usuários, por esse motivo a proposta de projeto foi a demolição e realocação em outro terreno.

     A construção de uma nova biblioteca , onde o acervo será mais direcionado á informação técnica tanto para apoiar os universitários quanto os demais alunos de ensino fundamental e médio, acervo digital e um espaço para estudos adequado. Por esse motivo uma cidade precisa de uma biblioteca publica de valor, pois são mais que edificações, são também ponto de referência tanto para cidade quanto para os seus usuários.

3  HISTÓRICO DA BIBLIOTECA PÚBLICA NO BRASIL

Com o intuito de catequizar os povos indígenas e os colonos, a ordem dos jesuítas construiu as primeiras bibliotecas brasileiras, estas bibliotecas localizavam-se nas escolas e ao longo do tempo tornaram-se abundantes.

Um outro fato histórico relevante foi à vinda da Família Real ao Brasil em 1808, que juntamente com milhares de pessoas e bens de grande valor, trouxe também a bordo a Real Biblioteca, aberta em 1811, somente para pessoas autorizadas. Em seguida ela foi aberta ao público em 1814.

Conforme a Fundação Biblioteca Nacional (2000, p. 23), “a primeira biblioteca pública brasileira foi criada em 1811 na cidade de Salvador, Bahia. A análise dos documentos de criação desta biblioteca demonstram a preocupação com a função de apoio a educação”. Neste ano, Pedro Gomes Ferrão de Castello Branco, enviou um projeto ao Conde dos Arcos, governador da Capitania da Bahia, pedindo a sua aprovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (839.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com