TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paisagismo Sustentável

Por:   •  23/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 7

Paisagismo Sustentável

Introdução:

O Paisagismo sustentável tem como princípio aliar a beleza e conforto com o respeito ao meio ambiente; apresentando soluções que integram a arquitetura, os usuários e os conceitos de sustentabilidade.

Um bom projeto de paisagismo sustentável traz benefícios como aumento da qualidade de vida, favorece o plantio de espécies nativas, baixo custo de manutenção, eliminação de substâncias tóxicas e redução considerável do uso de alguns recursos.

No âmbito social, o princípio do paisagismo sustentável considera a área verde como um espaço de educação ambiental para a comunidade ao criar espaços integrados.

No âmbito econômico, o paisagismo sustentável adere ao planejamento eficiente, ao selecionar materiais de baixo custo para a criação das estruturas, considerando o seu ciclo de vida, e a inserção de plantas nativas para evitar a necessidade de frequente manutenção e menor demanda de água.

Já na questão ambiental, o mais importante é realizar o projeto considerando as condições climáticas da região, aproveitando as condições hídricas, ventilação e permeabilidade, por exemplo.

A utilização do Paisagismo sustentável nos centros urbanos, pode ser um instrumento importante para a Gestão Ambiental. Algumas técnicas utilizadas como arborização urbana, jardins verticais, calçadas verdes, telhados verdes e jardins filtrantes atraem outras espécies de seres vivos, ampliam a biodiversidade nesses locais, trazem melhoria para qualidade de vida e mais conforto ambiental.

Arborização urbana

A arborização urbana é o conjunto de áreas públicas ou privadas com vegetação predominantemente arbórea ou em estado natural que uma cidade apresenta, incluindo as árvores das ruas, avenidas, parques públicos e demais áreas verdes. Essas medidas proporcionam às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática; estabilidade do solo; conforto térmico; proteção direcionamento dos ventos; sombreamento; melhoria da qualidade do ar; bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

Os benefícios proporcionados pelas árvores são geralmente classificados como benefícios ecológicos, estéticos, econômicos e sociais.

Os benefícios ecológicos referem-se à melhoria microclimática. Ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem ou aumentam a velocidade dos ventos e aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar das cidades. Também amenizam a poluição atmosférica e acústica e protegem o solo e a fauna.

Os benefícios estéticos referem-se à adição de cores ao cenário urbano com as flores, as folhas e os troncos; à promoção de modelos de paisagens e identidade local, através das espécies; à anulação da monotonia de pavimentos e alvenaria; à introdução de elementos naturais e linhas suaves e orgânicas no meio urbano composto de materiais artificiais e de linhas geométricas; à adição de dinamismo à paisagem urbana através dos aspectos de mudança de cor, queda e brotação das folhas, floração e frutificação.

Os benefícios econômicos e sociais referem-se à promoção das cidades. Sendo atração turística quando algumas ruas, bairros ou municípios podem ser conhecidos pelas árvores que têm plantadas. Há, também, valorização de imóveis próximos a áreas arborizadas e redução do consumo de energia em condicionadores de ar, tanto no verão, pela sombra de árvores, quanto no inverno, pela ausência de sombra, no caso de espécies decíduas .

O Jardim América foi o primeiro bairro na cidade de São Paulo a receber planejamento, pela Cia City, implantado a partir de 1912, com apenas um objetivo: “harmonizar o urbano ao humano”.

Exemplo: Arborização Urbana em BH.

Jardim Vertical

O Jardim Vertical é um instrumento utilizado no paisagismo e consiste no revestimento de muros e paredes, internos ou externos, com vegetação diversa modificando e melhorando a qualidade ambiental, tanto em relação à temperatura, umidade, como também em relação à estética, amenizando a falta de áreas verdes em zonas urbanas. Além disso, auxilia também no sequestro de carbono e melhora a qualidade de vida do ser humano.

São quatro principais tipos de jardim vertical: natural, preservado, artificial e moss. As plantas funcionam como um isolante térmico e acústico, uma vez que, colocados nas paredes, combatem as ilhas de calor das cidades grandes e diminuem os ruídos externos. Os jardins purificam, limpam e melhoram a qualidade do ar, além de servirem como uma forma de revitalização da área verde e fachada de edifícios.

No Brasil, é muito comum as coberturas de muros frontais com plantas escandentes (que crescem para cima), como a unha-de-gato ou a hera. Mas, sistemas complexos de plantio e rega ainda são novidade, apesar do crescimento nos últimos anos.

JARDIM VERTICAL-Museu do Quai Branly (Museu das Artes e Civilizações da... | Download Scientific Diagram

JARDIM VERTICAL-Museu do Quai Branly (Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas), Paris-2005

Calçadas verdes

Já as calçadas verdes são passeios amplos, com pelo menos dois metros de largura, em que uma faixa de terra é total ou parcialmente recoberta por vegetação. As calçadas verdes pela sua organização e estrutura permitem que as águas das chuvas penetrem no solo, atenuando riscos de alagamentos, drenando e absorvendo bons volumes de água, alimentando os lençóis freáticos. Da mesma forma auxilia no sequestro de carbono, contribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com