TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Urbanismo

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

ATUAR SOBRE INTERFACES COMPLEXAS

A

s interfaces complexas se caracterizam como setores da cidade onde se articulam de maneira “conflitiva” grandes infra-estruturas, equipamentos e instituições, mesclando escalas de apropriação (L, U, R) e diferentes "funções" na estruturação da cidade. As interfaces apresentam uma configuração diferenciada no tecido urbano, sendo geradoras de imagem e estrutura consideravelmente resistente às abordagens normativas. Os espaços de interface são preferenciais à ação projetual, por serem capazes de alavancar mudanças importantes na estrutura urbana/regional e de definir pautas com capacidade de resposta aos conflitos eventualmente detectados. Atuar sobre interfaces complexas encaminha um marco para ação projetual que oportuniza reencaminhar a reflexão sobre as relações entre arquitetura, cidade e território.

Conforme já examinado no Módulo II, interfaces são espaços urbanos que, seja por sua importância simbólica e social, seja por sua localização territorial particular, pelas funções que exercem na estruturação da cidade, ou ainda, pelos conflitos que geram para a estabilidade do sistema urbano/regional, vão demandar estratégias particularizadas de gestão e desenho.

De um modo geral, essas estratégias devem trabalhar ao mesmo tempo diversas escalas espaciais (local, urbano e regional) e temporais (longo, médio e curto prazos), encadeando uma variada gama de respostas projetuais no sentido da sustentabilidade ambiental do sistema.

Os conceitos-chaves para a compreensão da temática projetual foram examinados preliminarmente nos textos anteriores. A reflexão sobre as noções de centralidade, acessibilidade e periferia deve agora ser retomada e aprofundada, como fundamentação teórica e metodológica, na perspectiva da construção da investigação-ação. Este texto procura ampliar a discussão a respeito desses conceitos básicos, enfocando sua problemática específica, e fazendo referências às pautas de gestão e desenho ambiental para cada caso assinalado. Neste sentido, a pauta de propostas previamente alinhavada no Módulo II, será aqui desenvolvida em relação a três situações que se tem mostrado como típicas na sua recorrência em cidades estudadas:

1. Atuar sobre as interfaces de centralidade urbana;

2. Atuar sobre as interfaces de acessibilidade urbana;

3. Atuar sobre os crescimentos e bordos do sistema urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com