TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Construção de Caixa d'água

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA COM ÊNFASE EM PROJETOS E GESTÃO DE OBRAS

Gestão de Projetos para a Construção Civil

Prof. Dr. Antonio Cesar Silva Sacco

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA PARA USO EM INSTALAÇÕES DE UMA EMPRESA UTILIZANDO O SOFTWARE MS PROJECT

Natália Sampaio dos Santos

RGM: 2655567-1

Salto

2021

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Fundamentação teórica        3

2.1.        Gráfico de Gantt        3

2.2.        Diagrama de rede        4

2.3.        Relatório de recursos        4

2.4.        Caminho crítico        4

3.        Metodologia        5

3.1.        Proposição da tarefa        5

3.2.        Desenvolvimento do projeto        5

4.        Resultados        5

5.        Considerações finais        10

6.        Referências bibliográficas        10

  1. Introdução

O planejamento das atividades humanas, em qualquer esfera, é de suma importância para o sucesso de um projeto. O ato de planejar está diretamente ligado à antecipação estratégica de situações futuras para que estas possam ser encaradas de forma realista, a fim de se evitar danos e prejuízos.

Na construção civil, é impossível iniciar uma obra de sucesso, por menor que ela seja, sem projetar o que será construído, prevendo suas etapas, orçamento, organograma, fluxograma e etc.

Neste sentido, com o avanço da tecnologia e alcance às informações disponíveis no mercado, softwares são essenciais para facilitar o gerenciamento de obras de qualquer proporção.

Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar as ferramentas utilizadas para o planejamento e gestão de um projeto para a implantação da captação de água da chuva nas instalações de uma empresa para atividades que não sejam voltadas ao consumo humano, através do software MS Project da Microsoft.

  1. Fundamentação teórica

Para a realização deste trabalho, a revisão da literatura sobre os critérios utilizados se faz necessária, a fim de entender o objetivo citado, através da revisão da bibliografia existente sobre os temas abordados, conforme explicitado nos itens que seguem.

  1. Gráfico de Gantt

O Gráfico de Gantt, também conhecido como Diagrama de Gantt, é uma ferramenta visual para controlar o cronograma de um projeto ou de uma programação de produção, ajudando a avaliar os prazos de entrega e os recursos críticos (LEÃO, 2021).

De acordo com Coutinho (2018), em 1917, o engenheiro mecânico Henry Gantt sentiu a necessidade de se organizar para a realização de algumas tarefas e, baseado em trabalhos do engenheiro polonês Karol Adamiecki, inventou uma ferramenta gráfica que permitiu um melhor acompanhamento das diferentes etapas de um processo, visando reduzir atrasos.

Santos (2018) relata que, através desta ferramenta, é possível mapear quais tarefas podem ser executadas em paralelo e quais precisam ser feitas sequencialmente. Além disso, através da combinação dos recursos do projeto, pode-se explorar o trade-off entre o escopo (fazendo mais ou menos trabalho), o custo (usando mais ou menos recursos) e as escalas de tempo para o projeto, possibilitando ao gerente do projeto a visualização do mesmo na data final.

  1. Diagrama de rede

Camargo (2018) define Diagrama de rede como é um gráfico que apresenta as atividades que constituem o projeto e como elas interagem. Dependendo do objetivo e do escopo, o diagrama de rede de projeto poderá ter muitos detalhes, que ajudarão a fornecer uma visão mais clara a respeito das sequências de atividades.

  1. Relatório de recursos

O gerenciamento de recursos é o conjunto de processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos de um projeto (JUSTO, 2019). O relatório de recursos deve levar em consideração as etapas do projeto, a fim de garantir o sucesso. Já no planejamento, os recursos devem ser estimados considerando todas as etapas do projeto, a fim de garantir a sua suficiência. O processo de controle de recursos costuma gerar relatórios sobre o desempenho do trabalho e eventuais solicitações de mudanças, além de atualizações nos documentos do projeto.

  1. Caminho crítico

Segundo a página GUMGA Blog, o caminho crítico é um algoritmo baseado em cálculos para programar um conjunto de atividades do projeto. Geralmente, calcula o caminho mais longo das atividades planejadas até o final do projeto e o ponto de início e de conclusão que cada atividade pode ter sem que prolongue o projeto como um todo.

Esse processo determina quais atividades são “críticas” (no caminho mais longo) e quais possuem folga (que não atrasariam o projeto caso fossem adiadas).

O Microsoft Project define tarefas críticas como aquelas que não possuem margem de atraso. Nesse sentido, as tarefas críticas são aquelas que devem ser concluídas exatamente no dia programado de finalização, de modo que não comprometam a data final do projeto. Se uma tarefa crítica sofrer um atraso, a data de conclusão do projeto sofrerá este impacto, e consequentemente o projeto será atrasado. O conjunto de tarefas críticas constitui o Caminho Crítico de um projeto (SANTOS, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com