TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa do projeto correspondente

Seminário: Fluxo de caixa do projeto correspondente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliações de Projetos

Elaboração do Fluxo

Reposição: manutenção do negócio;

Reposição: redução de custos;

Expansão de produtos ou mercados;

Expansão em novos produtos ou mercados

Projetos de segurança e ou ambientais.

Projetos de Fluxos de Caixa Relevantes

Os investimentos iniciais ou nos períodos iniciais, podem ser tanto na forma bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. Estes investimentos são saída de caixa e, portanto devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

Nos Retornos de caixa do investimento. Normalmente após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa / investidor.

Onde os valores residuais ou não operacionais. Estes fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributária adquirida.

TMA (Taxa de Mínima Atratividade)

Para escolher entre vários investimentos é necessário estipular uma TMA, pois se só houvesse uma área de investimento, ou seja, se o empresário pudesse só investir na poupança, não havendo outras variáveis para este fazer um investimento essa seria a taxa mais atrativa para ele. Se um investidor tivesse várias possibilidades de onde aplicar seu capital, este deveria estipular uma Taxa Mínima (TMA), sendo esta, o investimento mais seguro que este poderia obter.

A escolha de um investimento o investidor deve escolher um que tenha uma taxa superior a TMA, pois devido

a ter um risco maior, o rendimento auferido também deve ser maior, um investimento só se tornará atrativo se o retorno obtido nesse seja

maior que a TMA, pois se não for, não haverá lógica em investir-se dinheiro em um negócio mais ariscado e com taxa de retorno menor.

TIR (Taxa Interna de Retorno)

Quando há o desejo de realizar-se um investimento, deve-se ter em mente a taxa de retorno que deseja obter com o mesmo, ou seja, a TIR (taxa interna de retorno). “TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa.” A taxa interna de retorno pode ser calculada sobre uma estimativa de 10 anos, período que é considerado como vida útil de um investimento.

Então para cogitar a realização de um Investimento e para saber se este irá se tornar rentável devemos saber a TIR do investimento e se essa taxa é superior a TMA estipulada pelo investidor.

Alem de avaliar se vale a pena à realização de um investimento, ou seja, se esse pode ser mais rentável do que aplicar em um com rendimento igual ou menor aTMA, devemos também considerar o tempo de realização deste capital. Pois se aparecer um investimento mais lucrativo,

pode acontecer de o investidor não conseguir realizar este capital a tempo, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com