TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIOS DAS PALESTRAS

Por:   •  5/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

RITHA MANOELLA FERNANDES DE MELO BARROS E SILVA

RELATÓRIO DAS PALESTRAS

Semana de Boas Vindas 2022.01

Maceió - AL

2022

RITHA MANOELLA FERNANDES DE MELO BARROS E SILVA

RELATÓRIO DAS PALESTRAS

Semana de Boas Vindas 2022.01

Relatório das palestras, apresentado ao Centro Universitário Cesmac, como forma de presença no dia 17/02/2022, durante a Semana de Boas Vindas 2022.01 do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Maceió - AL

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................01
  2. PALESTRA 01: ENTRE PRÁTICAS E AÇÕES DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO A NÍVEL FEDERAL .........................................................................................................................02
  3. PALESTRA 02: PROJETOS DO ESCRITÓRIO ANGELI E LEÃO...............................................................................................................04
  4. CONCLUSÃO .................................................................................................06

INTRODUÇÃO

        

Este relatório é referente à participação nas palestras do dia dezessete de fevereiro de 2022, durante a Semana de Boas Vindas ao curso de arquitetura e urbanismo do Cesmac.

        Os professores da matéria de Atelier de Projeto IV, do quinto período, solicitaram a presença dos alunos nas palestras e pediram para elaborar um relatório das mesmas como prova da participação e presença.

        Foram duas palestras, ministradas por três profissionais da arquitetura, a primeira palestra foi da arquiteta e urbanista Thalianne Leal, que trabalha no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e decorreu sobre seu trabalho e práticas do órgão no cenário arquitetônico do Estado. Já a segunda palestra, foi uma apresentação descontraída de alguns projetos do Escritório Angeli Leão, feita pelos sócios Ricardo Leão e Tiago Angeli, ambos arquitetos e urbanistas atuantes do mercado.

        A seguir serão apresentados os relatórios de todas as palestras, de forma resumida, como solicitado pelos professores.

PALESTRA 01

        A primeira palestra da noite do dia dezessete de fevereiro de 2022, teve o tema de: Entre práticas e ações da preservação do patrimônio arquitetônico a nível federal. A palestrante, arquiteta e urbanista Thalianne Leal, relatou um pouco sobre o seu início na arquitetura, falando que sempre pensava em trabalhar com história da arquitetura, que possui mestrado em Conservação Urbana e é especialista em Gestão de Restauro, e hoje trabalha no IPHAN (Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional).

        Após a introdução sobre sua carreira na área, explicou sobre o começo do Instituto em que trabalha, falando sobre conceitos, experiências e práticas da preservação arquitetônico do IPHAN. Também discorreu sobre períodos históricos e a evolução das cidades pelo mundo.

        Em seguida, o assunto foi o movimento modernista no Brasil, focalizo na negação ao estrangeiro, buscando uma identidade através da nacionalidade e da tradição. E tudo o que levou para a criação do IPHAN, que aconteceu na década de 30, através do manifesto de Mário de Andrade, e com apoio de outros artistas e intelectuais das artes do país. Atualmente, o instituto se encontra em todos os Estados do Brasil, é um órgão federal que auxilia na preservação histórica e artística do patrimônio nacional.

        Prosseguindo os slides e a palestra, incentivou a todos para, sempre que fosse possível, buscar conhecer e vivenciar a cultura local, de onde mora e quando viajar. Enfatizando a relevância da cultura e memória nacional, puxando o gancho para explicar como ocorre o processo de tombamento e restauro.
        Quanto ao tombamento, importante destacar que é uma formalidade, e a relevância do simbolismo e do valor histórico do bem. Também pontuou sobre cidades e bens isoladamente tomados em nosso Estado, com fotos e relatos de sua experiência à frente de alguns processos de tombamento.

        Logo após, rapidamente falou sobre o restauro, e deixou claro que é uma excepcionalidade, pois o mais o importante é o cuidado na conservação do bem, pois o processo de restauro trás danos ao bem.

        E para finalizar a palestra, deixou uma mensagem sobre sensibilidade e legado, e sobre a importância de que todos da comunidade são responsáveis pela preservação da nossa história!

PALESTRA 02

        Na segunda parte da noite teve início a palestra dos arquitetos e sócios Ricardo Leão e Tiago Angeli, onde decorreram sobre o início do escritório em 2008. O escritório abrange projetos residenciais, comerciais, de escala urbana e design de produtos em projetos de interiores. Para ambos os arquitetos o mais importante é imaginar o usuário no ambiente, proporcionando funcionalidade, conforto e com preocupação com o controle ambiental.

        Diversos projetos foram expostos e comentados, o primeiro deles foi o Marco dos Corais, projeto de escala urbana e revitalização de uma construção da cidade, o antigo Clube Alagoinhas, projeto da arquiteta Zélia Maia Nobre. Explicando sobre o projeto, algumas ponderações e soluções arquitetônicas foram destaques, como: o cuidado com o entorno, a preocupação de transformar num lugar democrático para a população, além de não causar danos ao ecossistema existente na edificação que fica dentro no mar da orla da capital. E para isso, se preocuparam com a escolha dos materiais, como o granito de reuso que será utilizado com paginação que remete à pedra portuguesa que existia no antigo calçadão do bairro do projeto. E ao finalizar a apresentação, deixou claro que a arquitetura não deve brigar com a paisagem, e sim integrá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com