TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

Tipo: Texto.

Assunto/Tema: O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido.

Referência Bibliografia: BONDUKY, Nabil. Estudos Avançados: O modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo precisa ser revertido. 71. ed. São Paulo: [s.n.],2011. 23-36 p. v. 25.

Resumo/Conteúdo de Interesse:

O texto de Nabil traz preocupações urbanísticas da cidade de São Paulo, sendo um deles o crescimento horizontal, pois com esse tipo de ocupação, perdemos áreas de espaços verdes que são ocupadas por vegetações que nos trazem vários tipos de benefícios. O crescimento horizontal tem como consequência a perca de vegetação, acarretando prejuízos em diversos aspectos globais.

Com esse crescimento, não se encontra moradias no centro da cidade. A população se encontra habitando na maioria das vezes em espaços periféricos e em territórios invadidos, sujeitos até mesmo a alagamentos causados por construções em várzea de rios. Essa habitação distante do centro da cidade, causa um grande transtorno para os trabalhadores que precisam se deslocar de sua casa todos os dias para irem trabalhar no centro, causando um grande congestionamento logo nas primeiras horas do dia. Segundo o autor Nabil , a cidade vive um cotidiano selvagem, pois com mais pessoas fazendo o uso dos automóveis, as avenidas não têm estrutura suficiente para sustentar tantos transportes, causando ainda mais trânsito na cidade.

Ao andarmos pelas ruas residenciais, vemos uma série de preocupações com a segurança das famílias. As casas possuem grandes portões e degraus limitando a ocupação. Por conta da segurança, várias famílias de alta renda optam por morarem em condomínios fechados. Muitos dos moradores de São Paulo dizem que se pudessem sair da cidade, não pensariam duas vezes.

Uma das propostas para melhoria da cidade seria cobrar IPTU de imóveis mais valorizados, deixando isento os imóveis menos valorizados. As áreas mais nobres da cidade são onde encontramos lindos parques e áreas verdes. Já na maioria da população de renda baixa, quase não vemos um ponto de vegetação. Outra grande solução para melhorar o caos, seria prover empregos para a periferia, para as áreas mais precárias de empresas e industrias, e levar mais moradia ao centro da cidade. Assim a população poderia estudar e trabalhar próximo de onde moram, reduzindo o tempo/percurso para chegar em seu destino.

Esses são os 8 desafios apontados pelo PDE, visando melhoria na convivência social. Sendo eles:

• Conter o crescimento horizontal da metrópole;

• Reduzir o tempo de deslocamento do emprego para casa e da casa ao emprego;

• Extinguir o uso de automóvel estimulando o uso do transporte coletivo;

• Ocupar o centro com moradias;

• Regularizar os lotes e favelas em áreas precárias;

• Criar emprego nas áreas mais periféricas e criar novos centros na cidade;

• Conter crescimento nas periferias e estimular nas áreas centrais;

• Valorização dos espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com