TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Urbano

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................07

REFERÊNCIAS.........................................................................................................08

Introdução.

Esse trabalho tem como objetivo a observação, reflexão e registro dos processos históricos de enfrentamento das expressões da questão social na realidade social local/regional. Para isso escolhemos o tema Habitação salientando a questão habitacional regional de Salvador e do estado da Bahia desde o principio da colonização até agora. As modificações estruturais de infraestrutura com o processo de urbanização e suas consequências, a implantação das politicas publica e a criação de movimentos de moradia popular a situação do município diante de desastres naturais por conta da má infraestrutura.

Atualmente a questão habitacional é um desafio nacional. No caso de Salvador, devemos estabelecer, mesmo que de forma breve, como foi constituído esse quadro de graves e crescentes proporções. Na realidade desde sua fundação nunca houve um período em que todos os habitantes da cidade tenham tido formas descentes de habitação, mas, de um, certo tempo pra ca isso passou a ser visto como um problema de grande proporção e visibilidade, quando a questão extravasou para além dos cortiços, becos e vielas onde os pretos e pobres se abrigavam e começaram a surgir as ocupações irregulares de terrenos. Essas ações, iniciadas na década de 40 do século XX pelos que não encontravam alternativa para resolver a sua moradia, na prática passaram a partir daí a significar uma contestação ao sistema fundiário vigente, vez que as ocupações de terrenos vazios particulares e públicos se tornaram recorrentes desde então. Esse momento está associado ao crescimento das migrações em direção à capital, com a decadência da atividade agrária na região do Recôncavo e da atividade de extração mineral na Chapada Diamantina, com a estabilização da cultura cacaueira no sul do estado, reduzindo o papel dessa região de pólo de atração de mão-de-obra. Por outro lado, a cidade do Salvador nunca conseguiu estabelecer uma dinâmica econômica que conseguisse absorver a numerosa mão-de-obra disponível e pouco qualificada.

Contraste habitacional de Salvador

Salvador assim como Rio de Janeiro possui um contraste habitacional bem curioso mesmo em bairros nobres e no centro da cidade o que se vê são prédios de luxo que se fundem as favelas que os cercam. No caso de Salvador em toda área nobre há também conjuntos de invasões muitas vezes de moradores que ali já estavam muito antes do progresso chegar. No caso da região da Barra por exemplo Rio Vermelho e Itapuã áreas que são de orla marítima foram construídos hotéis hospitais pousadas bares e restaurantes que valorizaram esses lugares que por si só já eram muito convidativos por suas belezas naturais sendo assim vilas de pescadores casas terrenos e pequenos comércios de moradores de baixa renda foram negociados por comerciantes e grandes empresários dos mais diferentes ramos.

Coube então a moradores de baixa renda que permaneceram nessas áreas super valorizarem seus imóveis e dar continuação a construção de moradias literalmente espremidas em meio ao comercio local.

Para que tenhamos uma ideia um imóvel no bairro da Barra nos dias atuais custa cerca de 400 mil reais bairro de Salvador que possui o maior valor de metro quadrado. Já na área do Calabar favela da barra um imóvel custa em torno de 150 a 200 mil ainda sim um valor alto comparado a outros bairros que não são super valorizados !

Desastres Naturais x Má infraestrutura = Desabrigados

Salvador assim como as outras grandes regiões metropolitanas não está estruturalmente programada para receber grandes níveis de chuva em contra partida temos um sistemático calendário podendo apenas sofrer variações de intensidade e durabilidade, e mesmo assim a população se vê refém dos mesmos efeitos causados pela chuvas .

2015 está sendo um ano marcado por tragédias com relações as chuvas na cidade de Salvador segundo dados da defesa Civil do começo das chuvas no fim do mês de Abril até 18 de Maio foram feitos 1.600 Cadastros de famílias com moradias em áreas de risco moradias essas sem Alvará da prefeitura em terrenos cedidos ou invadidos na sua grande maioria já acidentados inapropriados para a construção muitas vezes planejada e executada pelos próprios moradores sem o auxilio de um profissional da área de construção o que a torna a obra completamente irresponsável e um risco eminente a vida dos moradores. Do dia 27 de Abril até a presente data 20 de Maio foram constatadas 20 mortes por desabamento de imóveis sendo que dessas 20 pessoas 9 eram do Bairro de San Martim que possui um histórico de tragédias relacionadas a chuvas onde 22 pessoas morreram 15 delas crianças a 19 anos (segundo dados do G1) o que nos faz refletir que embora os desastres naturais sejam inevitáveis podemos ameniza-los de forma simples e humanizada não descartando lixo nas ruas para que assim á água possa escoar pelas bocas de lobo sem causar alagamentos em casas fabricas e etc

As inundações, além de danos materiais, podem provocar doenças, como a leptospirose. Portanto, trata-se também de uma questão de saúde pública.···.

Ocupação indevida de imóveis x Aglomeração de pessoas = doenças

Salvador é rica em imóveis abandonados que servem de abrigo para famílias inteiras de sem teto. São Crianças mulheres gravidas homens que simplesmente dividem o mesmo ambiente. As histórias vão de quem nasceu e se criou nesses lugares e não teve acesso a educação consequentemente não se profissionalizando e dando margem a um verdadeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com