TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De São Paulo

Tese: Desenvolvimento De São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Tese  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Diversos fatores consiste na historia para o desenvolvimento de São Paulo, esses fatores calsaram assim mudanças e criaram todo um estudo de aspectos territoriais e economicos para um melhor entendimento dos fatos acontecidos.

Primeiro fator claro se consiste no estudo do territorio onde se pode ver uma divisão de duas seções, que nada mais são do que os terrenos baixos localizados no litoral e outros mais acima do nivel do mar chamados de planalto alto. As caracteristicas naturais dos dois terretorios fizeram com que o houve-se uma escolha para o colonizadores se estabelecerem e poderem assim desenvolver a sua economia e urbanização.

O terrenos baixos localizados no litoral, sempre tiveram aspectos mais precarios para o se locar, pelo fato de ser um terrirtorio de mangues, pantanos e não acessiveis para uma acricultura de qualidade, algo que teria que ter um grande investimento e não seria viavel para a ideia de crescimento ecônomico, tambem acabava não agrando o clima totalmente tropical e fora dos padrões Europeus. Assim dessa forma acaba-se explorando a parte do planalto alto localizado acimada da mata abrupta da serra e de melhor qualidade territorial, mais proximo ao clima europeu e de um melhor investimento economico, pelo suas qualidades naturais e fato de poder ter a mão de obra indigena que ja povoavam esses locais.

Isso tudo acaba fazendo com que começasse um abandono parcial do litoral, com essa caminhada intensa dos colonizadores para o planalto em busca dos seus objetivos, fica se claro desde o inicio um nitido desclocamento na historia da colonização paulista que acobou influenciando na constituição e desenvolvimento no planalto, esta seria São Paulo.

São Paulo acaba sendo o terretorio escolhido pelos colonizadores por ser localizado ao centro, ea meio caminho do percurso da serra que oferece maior faciliade de acesso, tambem por estar na parte mais plana de percurso facil, que se forma ai a ligação Santos-Jundiaí, da estação do alto da serra a Santo André, fatores favoraveis que fizeram com que não se precisava ter um investimento e sim apenas usufruir to terrirotiro natural, um caminho que os próprios indios percoriam.

Ja então escolhido o terretorio ao centro e pelo seu imensa clareira natural na floresta que revestia o terreritório paulista: são os campos de Piratininga, mostrando-se esse um campo limpo e de melhor adaptção fora da floresta natural que cobria os terreritorios proximos onde se interrompiam e davam lugar a esse vasto terrirtorio descampado, os propios indios ja conheciam muito bem esse terreritorio e se dividiam em numerasas tribos, esse territorio limpo traziam muitas qualidades para essa instalação humana.

Com essa qualidade de terretorio acaba-se existindo o dominio de populações mais fortes e as inferiores acabam se afastando para regioões menos desfavorecidas, não só a clareira de Piratinga foi encontrada com um grande campo desmatado, os colonos vicentinos tiveram a sorte tambem e encontram mais proximo ao litoral, no alto da serra uma zona descampada tambem podendo assim se estabelecer. Mais muitos colonos de outras regiões não tiveram essa mesma sorte, isso fez com que muitos brasileiros desbravavam outros cantos, um exemplo é minas que acaba sendo povoada por paulistas chegados pelo interior.

Com essa qualidade nos campos de piritiganga os colonos acabama se locando e querendo ficar mais pertos dos pontos onde o caminho do mar desembocava nos campos, nada mais era do que Santo André onde eles se estabeleceram e acabaram criando uma vila, que mais pra frente seria esquecida tambem e locado nos campos de piratininga em São Paulo Pelos Jesuítas.

Para uma boa visão e se previnir de ataques, os jesuítas se locaram no alto de uma colina onde se encontra hoje em dia o centro de São Paulo o Palácio ou Pátio do Colégio, acessivel apenas por uma lado da colina, uma planicie inferior criando o espigão divisor de águas do Anhangabáu e do Tamaduateí, uma area muita vantajosa contra os inimigos, diferente de Santo André na orla da mata e sem defesa, e longe de rios causando assim uma possivel ideia de descolamento dos malelucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com