TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo deste manual é fornecer as informações necessárias para que o aluno

Por:   •  24/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

1. OBJETIVO

O objetivo deste manual é fornecer as informações necessárias para que o aluno aprenda a elaborar um relatório técnico-científico seguindo as normas e os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2. INTRODUÇÃO

Um relatório técnico-científico é um documento utilizado para relatar certo fenômeno, apresentar resultados qualitativos e/ou quantitativos de uma prática, visita técnica, método, processo ou análise realizada. O relatório técnico-científico é o instrumento formal de registro e de difusão das informações obtidas mostrando os procedimentos e os resultados obtidos de uma investigação científica e este deve mostrar ao leitor com exatidão o desenrolar da pesquisa realizada. Um relatório deve seguir as normas técnicas e uma sequência contextual padronizada. Estas normas técnicas são elaboradas pela ABNT e devem ser respeitadas na confecção do relatório.

Um relatório pode ser dividido em três partes principais, descritas a seguir. A primeira parte contém os chamados elementos Pré-Textuais e é composta da folha de rosto, sumário, resumo, lista de tabelas e gráficos (se contiver). A segunda parte contém os chamados elementos Textuais e é composta dos objetivos, introdução teórica, metodologia ou procedimento experimental utilizado, apresentação dos resultados e por fim da conclusão. A terceira parte contém os chamados elementos Pós-Textuais e é composta da bibliografia ou referências bibliográficas e dos anexos (tabelas, gráficos dentre outros).

3. ESTRUTURA DO RELATÓRIO. DISPOSIÇÃO DA SEQUÊNCIA

A seguir são dadas algumas orientações a respeito dos elementos contextuais de um relatório. Para informações mais detalhadas a respeito destes elementos deve-se consultar a Norma NBR10719 da ABNT que trata da informação e documentação de um relatório técnico e/ou científico.

3.1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

A seguir é mostrada a sequência dos elementos pré-textuais com uma breve descrição dos mesmos.

3.1.1 MODELO DA FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto é a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título e subtítulo (se houver), natureza do trabalho acadêmico, área de concentração, nome completo do orientador e no fim o local e a data da conclusão do trabalho. A seguir é mostrado um modelo de folha de rosto para um relatório.

[pic 1]

[pic 2]

UNIFACS – UNIVERSIDA|DE SALVADOR

ENGENHARIA DE...................................

AUTOR (ES)

TÍTULO

Relatório apresentado como parte da avaliação da Disciplina...........................do.......semestre, do Curso de Engenharia............................................................. da UNIJORGE sob orientação do Prof. ..............................................

CIDADE

       ANO

3.1.2. RESUMO

O resumo consiste em uma síntese do que foi abordado no relatório e deve ser apresentado como um texto reduzido onde devem ser destacados os aspectos de maior interesse e importância. No resumo deve constar o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada e os principais resultados obtidos.

3.1.3. SUMÁRIO

No sumário deve constar o esquema das principais divisões do relatório e as respectivas páginas. Os títulos principais devem vir em letras maiúsculas e em negrito e os sub-títulos devem vir em letras maiúsculas sem negrito.

A seguir é mostrado um modelo de sumário para relatórios.

[pic 3]

                                        SUMÁRIO

1. OBJETIVO.......................................................................................................2

1.1. OBJETIVO GERAL.......................................................................................2

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................2

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA...............................................................................3

3. MATERIAL UTILIZADO..................................................................................4

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..............................................................4

5. ANÁLISE DOS DADOS EXPERIMENTAIS....................................................5

5.1 DAS FÓRMULAS UTILIZADAS PARA TRATAR OS DADOS EXPERIMENTAIS................................................................................................6

5.2 DOS CÁLCULOS REALIZADOS...................................................................7

5.2 DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS.................................................8

5.3 DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS..........................................................9

6. CONCLUSÃO..................................................................................................9

7. REFERÊNCIAS............................ ..................................................................9

ANEXOS............................................................................................................10

3.2. ELEMENTOS TEXTUAIS

A seguir é mostrada a sequência dos elementos textuais com uma breve descrição dos mesmos.

3.2.1 OBJETIVOS

Um relatório deve conter necessariamente o objetivo geral e os objetivos específicos, separadamente. O objetivo geral deve mostrar de maneira sucinta e resumida a finalidade daquela atividade de pesquisa a ser realizada. Os objetivos específicos são tarefas secundárias que foram realizadas até se chegar ao objetivo geral da atividade proposta.

3.2.2 INTRODUÇÃO TEÓRICA

Na introdução teórica deve-se apresentar uma breve descrição sobre o tema que será objeto de estudo da atividade a ser realizada. A introdução deve referir somente aos assuntos que tenham relação direta e específica com a atividade proposta. Podem-se utilizar figuras, imagens, gráficos, fórmulas para compor melhor esta introdução. Este procedimento facilita a leitura e compreensão do leitor do relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com