TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel dos recursos humanos hoje

Artigo: O papel dos recursos humanos hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

TATIANE MELO FRÓES

ALUNA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Tipo de atividade: PALESTRA

Título: GESTÃO ESTRATÉGICA POR WALTEZ LUDWIG

Data: 26/10/2011

Duração: 1:22:37

Tive a oportunidade de participar de uma palestra do Waltez e o admiro muito. Já assistir inúmeras, pois sou formada em Administração de Empresas e acredito que o mesmo nos enriquece com seus conhecimentos em administração e principalmente em gestão.

Sobre esta palestra, em específico, o mesmo foca a má gestão estratégica da “Máquina Governamental” do nosso país, tanto no âmbito Federal, Estadual como Municipal.

Destacou também que o país do primeiro, segundo mundo e etc, vivem mas uma grande parcela é graças aos seus gênios. As pessoas precisam conscientizarem que é necessário o estudo e, no mínimo, o segundo grau, que tenham ainda discernimento e raciocínio próprio. Mas tudo anda ao contrário...

O vídeo nos mostra ainda que nos dias atuais as empresas mudaram sua forma de gerenciar seus colaboradores, tornando seu foco principal a gestão de pessoas, administrando suas relações com as pessoas que as compões, consideradas parceiras do negocio.

Antigamente as atividades de Recursos Humanos eram caracterizadas apenas pela preocupação com os custos que a empresa teria e seus funcionários eram vistos apenas como uma forma de produção. As tarefas de Recursos Humanos se restringiam a calcular quanto cada trabalhador ganharia de acordo com o trabalho prestado por ele, para as empresas seus funcionários eram considerados apenas recursos de produção.

Com a Globalização houve uma crescente competitividade entre as empresas, para obter uma produtividade com qualidade elas tiveram que se adequar as mudanças ambientais e mudar sua estrutura para trabalhar com equipes multifuncionais. Passando a ser o recurso mais importante o conhecimento e a forma correta de aplica-lo para produzir um rendimento satisfatório. Assim a administração de Recursos Humanos pode ceder lugar a Gestão de Pessoas.

Através do vídeo de Waltez, podemos identificar que o grande diferencial de uma empresa atualmente não seus maquinários, mas sim as pessoas que trabalham nela para manter seu status e sua qualidade. Por isso o profissional de Recursos Humanos deve saber diferenciar as pessoas, traçar perfis de funcionários e candidatos, de acordo com as necessidades da empresa, buscar por pessoas inovadoras, habilidosas, com personalidade, motivadoras, que tenham espírito empreendedor. Claro que esses fatores variam de empresa para empresa, de suas políticas e cultura.

O papel do Recursos Humanos hoje é fazer com que os objetivos da empresa sejam alcançados, mas também levando em consideração os objetivos e necessidades de seus colaboradores.Com um RH bem planejado e estruturado voltado para a importância do funcionário na empresa é possível ter um colaborador motivado que gera uma trabalho com qualidade em prol da empresa. As organizações ainda tem muita dificuldade em se adequar a essas mudanças, por isso o RH é tão importante, pois é através dele que a possível conseguir manter o equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com