TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GP - Recursos Humanos E Seu Importante Papel Nas Organizações E No Mundo.

Exames: GP - Recursos Humanos E Seu Importante Papel Nas Organizações E No Mundo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 3

GP – Recursos Humanos e seu importante papel nas organizações e no mundo.

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa exerce um papel de suma importância, pois é o elo entre a diretoria e os seus funcionários, tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Gerir gente eficazmente é saber definir as necessidades de pessoal, saber atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer empenho (diferente de desempenho) e, até, saber demitir. É reconhecer que gente é o propulsor que move as empresas.

Segundo Chiavenato (1999), o processo de gestão de pessoas segue conforme figura abaixo:

Figura 1 – Processo de gestão

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Esse processo tem seu início na admissão, em que são procurados os mais aptos a se juntarem à missão da empresa. Ao RH compete gerenciar todo processo de transmissão das informações e conhecimentos necessários ao bom desempenho das responsabilidades. Outra importante atribuição da área de Recursos Humanos é manter um bom equilíbrio no processo de submissão entre lideres e liderados, para que ambos trabalhem satisfeitos e da melhor maneira possível. A avaliação dos funcionários também é função dessa área, e tem como objetivo anular as situações de intromissão ou omissão, em que interesses pessoais podem destoar dos da empresa.

De acordo com Milkovich et. al. (2000, p 64): “As condições externas à empresa criam o ambiente para a administração de recursos humanos. Elas influenciam as decisões tomadas pela organização; e essas decisões, por sua vez, influenciam as condições externas”. Saber quando o colaborador pode desempenhar além do esperado ou que num certo período por motivo extra ou intra-organização seu desempenho está sendo afetado é resultado de um recursos humanos organizado.

Em pleno século 21, ainda existem empresas cujos executivos não sabem quem são os reais responsáveis pela gestão de seu capital humano, além de tratá-lo como custo e não como ativo. Os responsáveis pela gestão de pessoas numa organização são os gestores, e não a área de RH. E, ao contrário do que possa parecer pelo título, não digo que a área tem atribuições menos importantes do que cuidar das pessoas. Ao contrário: defendo-a como maior do que isso, uma área estratégica que deve ser parceira de negócios dentro da organização.

Gente é o ativo mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com