TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pós-modernismos e os inovadores da arquitetura européia

Por:   •  31/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Jacobs em 1961, analisando a qualidade de vida urbana nas grandes cidades estadunidenses, como Nova York, Chicago, Boston e Filadélfia, expõe uma série de críticas ao urbanismo da Carta de Atenas e ao desenvolvimento capitalista da cidade. "A cidade é um grande cenário de vivências, das relações de poder, diferenças sociais, arquitetônicas, de paisagens e da falta de respeito com o principal personagem, o indivíduo enquanto cidadão. No seu relato, há uma crítica evidente em relação à função, uso e ocupação das construções, atrelado à infraestrutura, que não valoriza a escala humana, com um crescimento urbano indiferente às necessidades de cunho social." (JACOBS, 2000).

Fonte: AVA – Crítica ao Urbanismo Moderno e Conceitos para o Urbanismo contemporâneo

Com base no argumento acima, citado por Jacobs, assinale a alternativa que representa as fragilidades da Carta de Atenas:

  1. Dependência de veículos, densidade urbana e acessibilidade para ciclistas
  2. Densidade urbana, acessibilidade para ciclistas e pedestres
  3. Expansão urbana, dependência de veículos e pouca acessibilidade para pedestres
  4. Expansão urbana, densidade urbana, acessibilidade para ciclistas e pedestres
  5. Acessibilidade para ciclistas e pedestres, dependência de veículos e expansão urbana

2 - Ao se falar de urbanismo contemporâneo, ou seja, daquele desenvolvido nas últimas décadas do século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, podemos chegar à conclusão de que o grande objetivo desses projetos é sanar os problemas das cidades atuais, vítimas de grandes intervenções rodoviaristas e de uma especulação imobiliária que tinha como objetivo beneficiar a poucos. Após as considerações da urbanista Jane Jacobs na década de 60, muitas questões foram discutidas em busca de soluções, ou pelo menos melhorias, para essas regiões urbanas cada vez mais populosas.


Dentro do contexto e mantendo a mesma linha de ações das outras cidades, Jaime Lerner pensou em iniciar o processo de mudança na qualidade de vida urbana, dando oportunidade para as pessoas se deslocarem por todas as áreas da cidade da maneira mais fluida possível.

Fonte: AVA - Urbanismo Contemporâneo: Cidades para Pessoas 

 

Analisando o texto acima e com base na Lei 16.402/2016, podemos afirmar sobre urbanismo contemporâneo:

 

I - Há incentivo para ocupação das áreas afastadas dos setores estruturais. O térreo e o primeiro pavimento foram destinados à habitação social

II - Uso público de área localizada no pavimento térreo que não pode ser fechada com edificações, instalações ou equipamentos

III – Incentivo a intervenções rodoviaristas  

IV – Incentivo a mobilidade não motorizada

Assinale a alternativa correta.

  1. II e III
  2. I, II e III
  3. II e IV
  4. I, III e IV
  5. III e IV


3 - A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país. Além dela, temos o Rio de Janeiro inserido nessa categoria, além de algumas outras cidades com potencial para isso, como Belo Horizonte e Porto Alegre. As megacidades – sobretudo dos países economicamente dependentes – possuem inúmeros desafios, tais como desenvolver infraestruturas básicas, garantir uma melhoria de vida aos moradores de baixa renda, entre outros. Outra necessidade é a busca por medidas de crescimento sustentável, uma vez que as megacidades, em geral, são centros urbanos com elevados índices de poluição do ar, das águas e dos recursos naturais em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (600.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com