TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernismo - Arquitetura Moderna

Trabalho Escolar: Modernismo - Arquitetura Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

O homem passa a exercer controle sobre a natureza e ela passa a exercer uma influência na consciência humana, dando origem a obras imensas no âmbito ferroviário e rodoviário e também em obras acadêmicas com o surgimento de disciplinas humanistas. Surge uma necessidade de encontrar um estilo arquitetônico que representava a nova situação vivida, sem ser cópia de algum outro estilo passado, mas com os princípios e fundamentos que estes eram baseados: um estilo autêntico. Ampliaram-se as o leque de localidades a serem escavadas e descobertas a fim de encontrar o verdadeiro estilo autêntico.

A arquitetura passa a ser mais geométrica e com a aplicação dos elementos clássicos de forma mais apropriada e adequada ao lugar. A ornamentação também era adequada a arquitetura, algumas sem nenhuma ornamentação, pois a própria arquitetura era a ornamentação.

Surge a arquitetura moderna foi um reflexo tardio dos movimentos iluministas, baseada na poética maquinista e na produção em serie, teve um caráter elitista, criticava o uso de ornamentos alem disso foi um movimento anti-historicista, possivelmente a característica mais importante da arquitetura moderna.

Arquitetura moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicos que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX (especialmente os períodos entre as décadas de 10 e 50), inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo. O termo modernismo é, no entanto, uma referência genérica que não traduz diferenças importantes entre arquitetos de uma mesma época.

A base da Arquitetura moderna funcionalista se deu: 1ª Fase: 1928~1933 com a declaração de La Sarraz; e 2ª Fase: 1933~1947 a cidade funcional com a Carta de Atenas. Ouve a 3ª Fase 1949~1956 o centro urbano e o surgimento do grupo Team X..

Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitetura e rejeitar toda a arquitetura anterior ao movimento; principalmente a arquitetura do século XIX expressada no Ecletismo. O rompimento com a história fez parte do discurso de alguns arquitetos modernos, como Le Corbusier e Adolf Loos. Este aspecto - na sua forma simplificada - foi criticado mais tarde pelos pós-modernistas.

A arquitetura moderna passou a ser o estilo dominante no início do século XX. São várias as tendências modernistas.

Características principais da arquitetura contemporânea e seu oposto na arquitetura moderna: - Platibanda:

Moderna: apenas para esconder coberturas Contemporânea: destacar os acessos, o topo, muitas vezes com função apenas decorativa - Tratamento reservatórios: Moderna: não tinha preocupação com o tratamento ou em esconder os reservatórios. Contemporânea: inclusão espacial do reservatório no restante da edificação incorporando ao seu volume - Tratamento sacadas: Moderna: sacadas eram apenas elementos adicionados Contemporânea: sacadas incorporadas ao prédio, dando ritmo, organicidade, e diferenciação a edificação. - Diferenciação do acesso: Moderna: acesso muitas vezes era lateral ou escondido pois não tinha um grande relevância na obra Contemporânea: acesso destacado e diferenciado em relação ao resto da edificação, seja por cor, textura ou volume. - Utilização de cores: Moderna: cores servem para isolamento do entorno, normalmente branca ou ausência de cor (brutalismo) Contemporânea: cores servem para integração com entrono, além de servirem para destacar partes da edificação como o topo a base ou as estruturas por exemplo.

Não há um ideário moderno único. Suas características podem ser encontradas em origens diversas como a escola Bauhaus, na Alemanha; em Le Corbusier, na França em Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos ou nos construtivistas russos alguns ligados à escola Vuthemas, entre muitos outros. Estas fontes tão diversas encontraram nos CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna) um instrumento de convergência, produzindo um ideário de aparência homogênea resultando no estabelecimento de alguns pontos comuns. Alguns historiadores da arquitetura (como Leonardo Benevolo e Nikolaus Pevsner), por sua vez, traçam a gênese histórica do moderno em uma série de movimentos ocorridos em meados do século XIX, como o movimento Arts & Crafts. O International Style,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com