TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBRA - CIPA

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica – PUC

Construção I

NR 18.33 – 18.36 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

- Residêncial Point Convenience:

  • Projeto de Alexandre Leite Terra
  • RT Daniel Antônio do Carmo Franco
  • End.: Rua 15, qd. H-21, lt. 1-5. Telefone: 3241-7989
  • Edifício residêncial multipavimentos, com 4 salas comerciais no térreo.

28 pavimentos tipo e 3 mezaninos.

260 apartamentos de 1 ou 2 quartos de 45 e 61m².

9 apartamentos por pavimento.

        Assim que chegamos à obra, com o engenheiro XXXX, ficamos intimidados com uma pequena, porém calorosa, discussão entre engenheiros e operários. Passado o pequeno contratempo, demos uma volta pela obra e encontramos vários indícios de que ou a fiscalização havia passado por ali ou eles realmente se atentaram as normas de segurança. Alguns do que vimos:

  1. [pic 1]

Aqui, podemos perceber que a cerca de proteção contra quedas. Ela tem 1,20m, tem cabos de aço a cada 60cm de altura.

  1. [pic 2]

Já no espaço destinado ao elevador, a segurança é redobrada: o guarda-corpo ao redor no “buraco” deve ser de 1,20m e a cada 3m de altura, são colocadas madeiras, para que se algum operário caia, não haja a morte.

  1. [pic 3]

Agora, nessa foto, podemos ver pequenas “bolinhas” vermelhas. São protetores para as terminações dos cabos de aço, evitando acidentes nos olhos.

  1. [pic 4]

Outra tentativa de manter os operários longe dos riscos de queda e morte: as cancelas funcionam apenas quando o elevador chega ao andar desejado.

  1. [pic 5][pic 6]

Nessas fotos podemos ver a preocupação da construtora em ajudar os operários com qualquer que seja o problema, dos mais graves, como queda, até os mais simples, como um pequeno corte no dedo. Eles tem todas as ferramentas necessárias para atende-los enquanto a emergência não chega, desde termômetros, band-aids, medidor de pressão, até colares, nos casos mais graves.

Como havíamos dito anteriormente, logo que chegamos a obra e vimos que tudo estava dentro das normas, acreditamos que eles haviam tomado as providências sozinhos, porém, ao final da visita, nos foi contado que a fiscalização por muito pouco não parou obra. Deram avisos de que faltavam muitas coisas para a segurança dos trabalhadores e também dos próprios engenheiros. A construtora tomou as providências para deixar todos os avisos dentro da norma e conseguiu continuar a construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (609.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com