TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO PLÁSTICA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

ORIENTAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO PLÁSTICA 2 – ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA I

IDENTIFICAÇÃO

EDIFÍCIO

Centro Pompidou-Metz

ARQUITETO

Shigeru Ban Architects

LOCALIZAÇÃO

Metz, capital da Lorena, França

ANO

Construído em 2007 e inaugurado ao público em 2010.

ESTILO

Seu estilo de construção é todo voltado para a arquitetura moderna, expressionismo estrutural, arquitetura pós-moderna.

CARACTERISTICAS ESTILÍSTICAS E COMPOSITIVAS

PENSAMENTO ESTÉTICOIDEOLÓGICO

O período que iniciou a construção da obra, foi a partir de 2007, na qual é até os dias atuais um período que abraça todos os movimentos, tendências e inovação tecnológica, marcada pela implantação do estilo contemporâneo, sucedendo a arquitetura moderna. Entretanto o estilo da galeria foi dedicado à arte moderna e contemporânea, valorizando-se o emprego dos materiais como o metal, vidro e membrana de fibra de vidro e o uso mais frequente da madeira. O arquiteto Shigeru Ban tem como característica inovadora em suas obras sofisticação e inovação estrutural e uso de técnicas e materiais pouco convencionais. O projeto cultural contém exposições temporárias, programação de shows e conferências e tem a finalidade de apresentar e estimular a descoberta para todas as formas de expressão artísticas.

IMPLANTAÇÃO

 O acesso a galeria ocorre principalmente pela rua aux Arénes, que chega ao 1 Parvis des Droits de l’Homme (pátio dos direitos humanos) 57020.

Sua entrada principal tem o pé-direito de 21 metros, grande telhado em cantilever de membranas de fibra de vidro caracterizado como iluminação zenital átrio, ocasionando a iluminação natural no interior do edifício e que protege e que protege as fachadas do clima no inverno e proporciona sombra no verão. E a ventilação natural ocorre devido as grandes dimensões das entradas.

ESQUEMAS DE COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA E ESPACIAL (EM PLANTA E EM FACHADAS)

 O edifício proporciona ao visitante logo na entrada um grande espaço aberto que dá visibilidade as estruturas e acesso as demais salas agrupadas. A forma geometricamente hexagonal do projeto é formado por três galerias em forma de tubos retangulares (paralelepipédicos) comunicadas entre si. Ambos possuem elevadores que dão acesso a toda galeria.

Sua setorização proporciona um espaço funcional, circulação eficiente e uma arquitetura racional ao visitante, além das três galerias tubo, há um volume redondo que contém um estúdio de criação com um restaurante na sua parte superior e volumes de forma quadrada que contém um auditório, escritórios e atrás os espaços do programa. Seu interior e suas formas estruturais é marcado por formas geométricas, círculos e quadrados que estão presente em todos os elementos construtivos.

Sua forma curvilínea foi inspirada em um chapéu de tecelagem de palha chinesa. Depois de inúmeras reuniões em que Shigeru pensou na permanência, flexibilidade e sustentabilidade do projeto e que logo em seguida teve a sua execução.

CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS

ELEMENTOS DECORATIVOS AGREGADOS À ARQUITETURA

Um dos principais elementos decorativos é a sua estrutura em madeira laminada aparente contendo uma cobertura feita de membrana de fibra de vidro branca e um revestimento de teflon. E outro elemento decorativo que se destaca é a sua fachada metálica e a noite a sua estrutura com jogo de luzes presentes.

 

TÉCNICAS E ELEMENTOS CONSTRUTIVOS

A principal técnica construtiva usada na construção da galeria proporcionada através da tecnologia destaca-se o sistema Gridshells, contendo em sua maior parte estrutural madeira laminada apresentando curvas e contracurvas em todo o edifício e o metal. E outros elementos construtivos são: janelas metálicas, paredes e estruturas pintadas de branco e a superfície de seus pisos de concreto cinza-pérola. Todo o edifício se desenvolve em torno de uma agulha central que atinge 77 metros de altura. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (350.6 Kb)   docx (240 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com