TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EIXOS DA ARQUITETURA

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Espaço Interno x Espaço Externo

explica a questão da oposição entre o espaço interno e externo, onde é comparada com dois lados de uma moeda, cada face da moeda é oposta à outra, mesmo assim um depende do outro para existir. Por esse e talvez outros motivos o nome do curso se chama Arquitetura e Urbanismo, não podendo excluir o urbanismo (representação do externo, como ruas praças, parques, etc.), pois mesmo que o urbanismo seja o oposto da arquitetura o mesmo depende dela, também não podendo desvalorizá-la, pois num bom projeto arquitetônico deve-se criar uma harmonia entre espaço interno e externo, dependendo da situação proposta ao arquiteto é claro.

Espaço Privado x EspaçoComum

trata-se da oposição entre o espaço privado e espaço comum, em que numa analise cultural ou econômica foi definido que a preferencia de um espaço privado ou comum depende de sua situação sócio/cultural e financeira. Quanto mais condições financeiras uma determinada pessoa tiver a preferencia de um espaço mais privado é mais evidente, já o oposto acontece com pessoas mais pobres, pois estão mais acostumadas ao uso de espaços comuns, mas isso não quer dizer que essas pessoas vão sempre ter a preferencia de espaços comuns e sim por que não tem condições de ter espaço mais privados por vários motivos, porem a financeira torna-se a principal.

Espaço Construído x Espaço Não Construído

fala sobre a oposição do construído e não-construído, observando a necessidade do ser humano do espaço não-construído, dando-lhe uma sensação de liberdade, contrariamente do espaço construído que pode passar uma sensação de prisão, de sufocamento. Esse entendimento não limitasse a casas ou apartamentos, também se reflete na cidade como praças, parques e amplas áreas abertas não construídas, lugares cada vez mais difíceis de serem encontrados

Espaço Artificial x Espaço Natural

No quarto eixo é apresentado como espaço organizacional artificial e o natural se contrapõe. Onde o espaço artificial é um resultado da ação do homem na natureza, onde esse espaço formou-se a partir do momento em que o homem passa a inserir sua cultura, transformando o espaço natural em um espaço artificial. Já o conceito de espaço natural é de um espaço com nenhuma interação humana, exemplo disto é a floresta virgem onde domina o desordenado e livre, onde o processo evolutivo é espontâneo e prevalece a existência da natureza.

Para o autor a concepção deste espaço na arquitetura natural também pode dispor não só pela natureza livre como da mesma forma de elementos da natureza proveniente da ação arquitetural, sem os excessos e exageros à exemplo dos jardins franceses.

Amplo Restrito

VerticalHorizontal

Geométrico Não-Geométrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com