TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ELEVADORES INTELIGENTES

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

ELEVADORES INTELIGENTES

PROJETOS COMPLEXOS E INOVAÇÕES TECNOLOGICAS

 AMANDA BUENO MOMO - 814389

PROFESSOR ROBERVAL BRÁZ PADOVAN

BAURU

2017


AMANDA BUENO MOMO

ELEVADORES INTELIGENTES

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, inserido na matéria de Projetos complexos e inovações tecnológicas, na Universidade do Sagrado Coração, sob orientação do prof. Roberval Bráz Padovan.

BAURU

2017

Para que um elevador seja definido como inteligente o equipamento terá de oferecer uma relação custo benefício ótima pela otimização dos de seus sistemas, estrutura, serviços, gerenciamento e manutenção pelo seu tempo de vida útil.

Sob este ponto de vista, entende-se que a “inteligência” não pode ser avaliada apenas pela quantidade de sistemas automatizados disponível no mesmo, pois pode ter um elevado nível de automação e não ser, necessariamente, inteligente e sim apenas tecnológico.

Os elevadores mais antigos gastam muita energia nos prédios, com o sobe e desce muitas vezes sem a carga mínima estipulada sendo assim novas tecnologias são lançadas para que esses elevadores funcionem gastando menos e otimizando ainda o trabalho.

No sistema convencional, parte do que foi devolvido pelo elevador é dissipado num banco de resistores e transformado em calor. Isso acontece porque o equipamento devolve uma parcela da energia consumida em dois momentos: quando sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com a capacidade acima de 50%. Com esse sistema regenerativo, a energia é devolvida a partir da instalação de mais um inversor.

Hoje existem no mercado várias alternativas que garantem baixo consumo. Alguns dos modelos foram lançados estão ganhando espaço no setor. Um deles conta com um sistema regenerativo, que permite a utilização de parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna da edificação, resultando em 35% de economia.

 Os elevadores mais modernos são capazes de gastar menos energia porque utilizam tecnologias mais eficientes. Com um leque grande de opções, este tipo de equipamento está ganhando espaço no mercado.

Outra opção ecoeficiente são as máquinas que operam sem engrenagem e dispensam o uso de óleo lubrificante, reduzindo o risco de vazamentos e o problema com o descarte do óleo. Este equipamento tem um consumo de energia 30% menor em comparação com os modelos convencionais. O resultado também é positivo para os usuários do elevador, pois garante viagens mais confortáveis devido à baixa incidência de ruído e de vibração.

Outra alternativa também para reduzir o consumo de energia em elevadores é o sistema de antecipação de chamada e destino. Aplicado em prédios comerciais, o sistema amplia a capacidade de tráfego de um conjunto de elevadores com economia de eletricidade da ordem de 30%. Neste conceito, o passageiro informa o andar de destino ainda no hall e, antes de entrar no elevador, há uma indicação de qual máquina irá atendê-lo.

Outro recurso usado pela indústria é a troca das luzes internas por LED, que reduz em até 75% o consumo de energia.

Como alguns exemplos de elevadores inteligentes no mercado:

  • O 5500 da Atlas Schindler

O Schindler 5500 é apontado como um elevador inteligente devido à sua eficiência energética – que possibilita classificação A e reduz a pegada de carbono –, sendo capaz de economizar até 70% de energia elétrica em comparação com elevadores convencionais. Além disso, também regenera a energia, oferece diferentes modelos de teto com botoeiras e lâmpadas de LED e utiliza materiais cuidadosamente selecionados e novos elementos de tração.

[pic 1]

Elevador com tecnologia antiga X 5500 da Atlas Schindler

A modernização de elevadores da Atlas também é sustentável; a solução para substituição Flex UP, por exemplo, tem máquinas mais eficientes e que reduzem o uso de energia. Os quadros de comando que formam seus elevadores sustentáveis, quando ligados em grupo, distribuem as chamadas de um jeito inteligente. A solução também possibilita substituir o cabo de aço por tração que não faz uso de óleos lubrificantes, ou seja, não polui.

  • Gen2® Comfort Otis Brasil

Dentre as diversas opções de elevadores Otis, o novo Gen2® Comfort é ecologicamente responsável, pois ajuda a implantar nos edifícios tecnologia de ponta com consciência ambiental. Um dos agentes desse perfil sustentável é o drive ReGen da marca, técnica que reutiliza a energia do funcionamento da máquina em outros elevadores e na rede elétrica do próprio prédio, alimentando sua iluminação e o ar-condicionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com