TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elevadores E Escadas

Ensaios: Elevadores E Escadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 12

Circulação vertical: Escadas e Elevadores.

São formas de vencer, mecanicamente ou não, desníveis em geral. Essas formas de deslocamento devem possibilitar a circulação e o livre acesso entre esses desníveis, atendendo a todas as pessoas, de diferentes estaturas, com deficiências físicas ou até de idades diferentes.

Escadas: São meios não mecânicos, ou seja, sem a utilização de energia motora, de se vencer desníveis.

Ao projetar uma escada, os pontos principais se relacionam ao conforto e a segurança.Alguns pontos devem ser analisados, com relação a normas já definidas pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para escadas, utilizamos dimensionamentos segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 9050/2004 (Norma de Acessibilidade). Esses pontos analisados são:

Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 9050/2004 (Norma de Acessibilidade):

- Pisos e espelhos:

• A altura e o comprimento dos degraus devem permanecer em proporção paradar acomodação do movimento do corpo. Se o degrau tiver mais que 18 centímetros de espelho, de altura, a escada se tornará cansativa;

• Se o piso do degrau for menor de 25 cm, o pé não terá apoio e a escada poderá provocar, no mínimo, machucados no calcanhar ao descê-la;

• Se os espelhos de uma escada tiverem alturasdiferentes, o ritmo dos passos seráinterrompido e existirá grande possibilidade de quedas e tropeços;

Para indicar se as proporções estão ideais entre piso/espelho, utilizamos a fórmula de Blondell, que se dá por: 2e+b = 63cm ou 64cm (tradicionalmente, os parâmetros da fórmula são 0,63 e 0,64m. A partir da Norma de Acessibilidade NBR90-50/2004, passa-se a trabalhar com o intervalo entre 0,63 e 0,65m). Nesta fórmula, “e” se relacionaao espelho do degrau, que deverá ter no máximo 19 centímetros(recomenda-se 16cm<e<18cm com tolerância de 0,05cm), e “b” que corresponde a base do degrau, com no mínimo 25 centímetros (recomenda-se 28cm<p<32cm).

- Patamares:

• Escadas lances únicos sãocansativas e assustadoras;

• Limita-se a distância vertical entre patamares e/ou mudança de direção em 19 degraus de 17 cm = 3,23 m (código de obras). As escadas fixas devem ter, no mínimo, um patamar a cada 1,20m de desnível e também sempre que houver mudança de direção;

• Os patamares devem ter uma dimensão semelhantea da largura da escada (mínimo de 76cmem escadas privativas – código obras);

• Os lances podem ser iguais ou desiguais, desde que ocorra esse momento de descanso, que é o patamar;

• Degraus em leque são perigosos e trazem pouco apoio para os pés. Em obras de escadas para uso coletivo, são, de verdade, proibidos;

- Portas: As portas devem ter abertura nosentido de saída, a área abrangida pela abertura da porta deve permitir que exista, ao menos, a metade da largura total do patamar entre esta e o corrimão;

- Distâncias: • O primeiro e o último degrau de um lance de escada devem ter distância de, pelo menos, 0,30m da área da circulação.

- Largura:

• Varia de acordocomo código de obras/tipo de ocupação e carga de uma determinada cidade. No mínimo utilizam-se:

Domésticas: mínimo 80cm ocupantes < 10 (80cm para 10 ocupantes)

Coletivas: mínimo 120cm ocupantes < = 50 (120cm para menos de 50 ocupantes).

Porém a recomendação é de que a largura mínima admissível seja de 120cm.

- Corrimão:

• Podem se projetar até, aproximadamente,10cm dentro da largura do patamar. Escadas de largura maior que 110cmdeve-se ter corrimãos nos dois lados da escada e ao menos um corrimão deve ir além dos degraus de início e fim.

• Ter boa empunhadura e deslizamento da mão, com preferencia de que a forma seja de seção circular entre 3,5cm e 4,5cm de diâmetro. Para que a mão consiga segurar o corrimão, este deve possuir um espaço de 4cm, mínimo, entre a parede e o local segurado.

As pessoas com problemas de visão e de mobilidade também devem ser atendidas. Para isso, o corrimão deve prolongar-se ao menos em 0,30m antes do início e ao fim da escada.

• A altura do corrimão é definida pela NBR 9050/2004. Esse valor é de 0,92m em comparação ao chão, aos adultos. Porém para atender a crianças, a escada deve possuir uma segunda altura, de 0,70m ao chão. É de importância que os corrimãos não sejam interrompidos nos patamares.

Escadas de Emergência:São,como o próprio nome já diz, escadas que serão utilizadas em caso de alguma emergência, algum acidente, como por exemplo, no caso de um incêndio. A partir de 4(quatro) pavimentos ou mais pavimentos, via de regra, a edificação deve possuir escada de emergência.

Está, no entanto, não precisa necessariamente ser enclausurada, pois nos artigos que tratam das escadas na Resolução 142, fala-se de exigências de escadas como se fossem de características de escada aberta mas NÃO com características de escada enclausurada, logo, devemos concluir que as Edificações Residenciais tratadas, de04 (quatro) até 06 (seis) pavimentos são isentas de escadas enclausuradas.

- Corrimãos: De acordo com o item 4.8 da NBR 9077/2001, escadasde saída de emergência devem ter, em seus lados, corrimãos contínuos, sem arestas,posicionados a uma altura de 0,80 e 0,92m em relação ao piso,distanciadode 40 mm da parede.Possuir, quando de formato circular, diâmetro entre 38 e 65 mm e devidamente calculado para resistir a uma carga mínima de 900 N aplicada em qualquer ponto. Para escadas de 2,20m de largura ou mais, é necessário à instalação de corrimão intermediário, conforme o item 4.8.4 da NBR 9077/2001.

A NBR 9077/2001 não é clara se é proibida a instalação de corrimãos em madeira nesse tipo de escadas, não enclausuradas. Porém, por analogia ao item 4.7.1, letra “b” e “c” da NBR 9077/2001, não é de boa índole que sejam empregados materiais que sejam combustíveis ou que possam propagar o fogo em qualquer elemento que constitua a escada de emergência.

- Guarda-corpo: A escada deve ter guarda-corpo em lados abertos, com espaço máximo 15 cm entre balaústres, com calculo feito para ocorrer resistência a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com