TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras Arquitetônicas de Fortalezado Período Eclético: Sobrado Dr José Lourenço

Por:   •  10/10/2019  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Obras arquitetônicas de Fortalezado período eclético: Sobrado Dr José Lourenço

Construído na metade do século XIX, para servir de residência e consultório (no ano 1808 á o ano 1874) para o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva na Rua da Palma, nos tempos atuais, a Rua Major Facundo, 154, no centro de Fortaleza, o sobrado Dr José Lourenço, é reconhecido como a primeira edificação de três andares construída no Ceará, afirma ADERALDO(1998). No andar térreo ficava o consultório do médico, e os dois andares restantes eram utilizados pela família como residência própria. Em uma cidade em plena expansão, um sobrado com 3 pavimentos era sinônimo de status e poder da família.

De acordo com ADERALDO(1998), no ano seguinte à morte do médico, a família alugou o sobrado ao Tribunal de Relação do Ceará (hoje correspondente ao Tribunal de Justiça do Estado), o sobrado também já foi marcenaria, bordel, bar, e até já foi sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O espaço foi tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará, foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado. O sobrado de acordo com o autor ADERALDO(1998) foi restaurado com o auxílio dos alunos da Escola Da Artes e Ofícios Thomaz Pompeu, o Instituto de Arte e cultura do Ceará. A edificação funciona hoje como Centro Cultural das artes visuais do Ceará.

O sobrado se destaca das demais edificações existentes na cidade de Fortaleza por possuir um telhado prismático de quatro águas, fachadas laterais que possuem janelas de peito as quais pode-se deparar com os telhados vizinhos e cornijas acompanhadas por frisos de azulejos, características bem atípicas em relação aos outros sobrados ao seu redor. A construção é enfeitado por azulejos, florões, rosáceas. A fachada principal é coroada por um frontão triangular, com o tímpano preenchido por motivos ornamentais fitomórficos, e apresenta janelas de rasgo e de peito envoltas em arcos plenos nos segundo e terceiro pavimentos, respectivamente. No interior da construção pode-se notar azulejos portugueses e um piso de mosaico e uma ampla área situada no primeiro andar.

Dados estes seguintes fatores, de acordo com ADERALDO(1998), foi solicitado o tombo do sobrado:

–Evidente mérito arquitetônico da edificação.

–Valioso exemplar remanescente de uma tipologia arquitetônica quase desaparecida na cidade.

–Precariedade na conservação do imóvel.

–Referência para a história judiciária do Ceará.

–Recentes entendimentos feitos para aquisição do imóvel pelo Governo Estadual, sem dúvida, em face das razões acima arroladas.

Referência

ADERALDO, Mozart Soriano. História abreviada de Fortaleza e crônicas sobre a cidade amada. Fortaleza: Propaganda Editorial da Casa de José de Alencar,1998. http://www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/sobrado-dr.-jose-lourenco/sobrado-dr.-jose-lourenco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com