TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras Arquitetônicas de época

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

1. Período em análise: Arquitetura grega.

2. Caracterização do período:

A arte grega se caracteriza por ser o primeiro momento na história marcado pela preocupação com a representação da natureza como ela é as obras gregas são marcadas pelo estudo dasproporções, pelo traçado expressivo de suas esculturas, pela presença do movimento e pela adoção do homem como medida para todas as coisas.

De acordo com Pereira (2011) o realismo na arte grega se explica por uma mudança filosófica essencial. Na passagem do mythos ao logos os problemas divinos são deixados de lado e o humano passa a ser foco do pensamento grego em sua totalidade. Isso se refletiu principalmente no antropomorfismo ou, na arquitetura, na escala humana.O homem passa a ser representado como tema principal da arte grega sendo retratado em momentos e atividades distintas.

Mas o principal incremento da arquitetura grega aconteceu no momento em que as colunas gregas foram dispostas ao redor dos edifícios dos templos. Nesse contexto três normas de composição arquitetônica se desenvolveram: dórico, o jônico e o coríntio (BREGATTO, 2005)

Pela primeira vez no contexto da historia da humanidadeuma manifestação artística que se ligava a inteligência e ao belo pode ser apontada. Esta arte tinha um diferencialem relação às outras civilizações, pois ocupava um lugar de grande importância na vida social grega. Ao contrário de outras civilizações, os gregos não restringiam o desenvolvimento de suaarte a um único aspecto de suas vidas e nem aos interesses de um único grupo social, mas,transformavam sua arte em um âmbito autônomo e livre das grandes influências externas (MEDEIROS, 2011).

Este tipo de conduta possibilitou-nos uma maior apreciação das manifestações do pensamento grego, pois estes se reproduziam nas artes e eram voltados para o aproveitamento da vida presente. Os gregos, além de contemplar a natureza em sua harmonia, buscavam exprimir em suas obras o apreço pela a vida, suas paixões, a perfeição e a busca do belo como atributos essenciais que se refletiam no corpo do homem (PROENÇA, 1996).

3. Caracterização do objeto:

Templo de Zeus, Olímpia (ca. 472 – 456 a.C.).

O templo teria sido projetado em pés dóricos de 32,55 cm (ao menos o perístilo) e os Propileusem pés de 30,2 cm.

O templo abrigou em sua cela uma estátua de Zeus de aproximadamente 12,27 m de altura. O templo manteve a sua fundação por oito séculos até a abolição do culto em 391. d.C., sem a devida manutenção o templo acabou por converter-se em ruínas. O templo de Olímpia foi destruído por terremotos em 776 d.C. e ficou totalmente soterrado por quase mil anos.

O templo foi construído com calcário local revestido de estuque e para as telhas, calhas e as esculturas foram utilizadas pedras de mármore.

Configuração de colunata: 6x13 e organização de cela: pronau, nau e opistódomo.

3.1. A obra:

3.2. Arquiteto responsável:

O projeto é atribuído ao arquiteto local Libon de Élis.

4. Caracterização do objeto:

O Parthenon - 450 a.C.

O termo Parthenon que ao traduzir do grego para o português significa "virgem" e refere-se ao estado virginal da divindade Atena, deusa da sabedoria e protetora da cidade-estado.

O Parthenon está localizado na Acrópole (que em grego clássico significa a parte mais alta da cidade) em Atenas. A Acrópole é conhecida também como “Rochedo sagrado” e a Acrópole ateniense é mais conhecida de toda a Grécia. A construção servia originalmente como proteção contra invasores das cidades inimigas. Com o tempo, passou a servir como sedes administrativas, civis e religiosas. Foi construída por volta de 450 a.C. sob o governo de Péricles e foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade.

O templo era dividido em três espaços: uma cella, que é a sala onde se localizava a estátua da divindade do templo, neste caso a estátua da deusa Atena. O pórtico que é a entrada coberta do templo e o opistódomos onde guardavam os tesouros, local muito utilizado na Antiguidade pelos gregos. No geral, a característica explícita dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos, formando um retângulo perfeito.Toda essa estrutura tinha como finalidade demonstrar a perfeita harmonia, simetria e beleza ideal do templo.

É importante ressaltar que a construção do Parthenon é marcada pela idéia de beleza associada a uma noção de simetria. Essa noção de simetria é estabelecida com a utilização da razão áurea.

4.1. A obra:

4.2. Arquiteto responsável:

O projeto é atribuído aos arquitetos Calícrates e Ictinos e decorado em sua maior parte pela oficina do escultor Fídias.

1. Período em análise: Arquitetura românica.

2. Caracterização do período:

O período conhecido como Idade média teve como inícioa tomada de Roma pelos bárbaros. Neste período a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamentosocial, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espíritual. Os valores da religião cristã impregnaramtodos os aspectos da vida medieval. Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja passa a figurar comorepresentante de Deus na terra tinha poderes ilimitados. Essas mudanças de pensamento e comportamento são refletidas na arte e na arquitetura da época.

Neste período se desenvolveu a arquitetura românica cujas origens e inspirações originam-se na arte da Roma antiga.Pode-se dizer que a arquitetura românica foi sobretudo religiosa, mas durante os séculos XI e XIIdesenvolveu-se a arquitetura civil e militar de características defensivas. As construçõesem madeira foram sendo substituídas pela pedra.

De acordo com Brandão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com