TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Educação

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Ficha de Leitura

Brandão: Carlos Rodrigues
Oque é Educação, Carlos Rodrigues Brandão, São Paulo: Brasiliense 2007 – Coleção Primeiros Passos, 20

Resumo: Oque é Educação?

1° Capitulo: Educação? Educações Aprender com o índio

Entendo que, todos vivemos em situações que envolvem aprendizagens, sendo na Rua, no Bar, na igreja, enfim na vida social. O “Autor” Fala sobre a educação indígena que os pequenos aprendem com ensinamentos de adultos.

   Onde os filhos aprendem com os pais, as crianças são observadas sempre por um adulto, pois estão em fase de aprendizado. Eles veem entendem e imitam, isso significa que a educação “nasce”, ou seja, começa em casa. Ex:  Meu filho vai aprender exatamente oque eu ensinar para ele, oque  falo e como falo.

 A Educação do homem existe por toda parte, é muito mais que a escola, é o resultado da ação de todo o meio sócio cultural, seus  participantes. Mesmo diante de tantas dificuldades, ela tem se reinventado e sobrevivido aos obstáculos.  Então o autor argumenta que ninguém pode escapar da Educação, pois ela está em todos os lugares, dizendo que a Escola é  tanto para ensinar quanto aprender, pois “mestre” não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

   Quando os “governantes” mandaram uma carta aos índios, para que enviassem  alguns dos seus jovens a escola dos brancos, os chefes responderam agradecendo e recusando sua proposta, pois eles mostram que tinham sabedoria o suficiente para preservar seus costumes, características, mostra que ninguém é inferior a ninguém e que todos merecem respeito e consideração pois diferença não é desigualdade e sim respeito a adversidade.

Quando a Escola é Aldeia

2° Capitulo:

 O Autor mostra que a educação pode ocorrer onde não há escola, pode haver redes e estruturas sociais, onde o saber vem de uma geração a outra, pode existir onde não existia nenhum modelo de ensino formal.  Educação nas aldeias dos grupos tribais, as crianças aprendem imitando com os gestos de quem os ensinam.

  A Socialização é responsável pela transmissão do conhecimento, ou seja “ninguém” aprende sozinho, o saber de casa indivíduo de repente do seu meio social. Pois as sociedades são construídas a partir da manutenção dos costumes de determinado  grupo.

 Afinal, a vida ensina cada tipo de espécie a sobreviver e evoluir, os animais aprendem com o instinto e com a observação de animais da mesma espécie motivado pelo próprio instinto repentino de seus atos até obterem a mesma conduta, criando um modo de vida e sobrevivência.

  Pois na vida humana a educação, além de dar continuidade ao trabalho da vida, insere um padrão de trocas (Padrão de cultura, domínio, Intenção e dimbas) tornando a possível evolução. Então a educação é absolvida através de várias situações, onde há trocas entre pessoas, através do convívio, o corpo e a consciência  são os artifícios os quais possibilitam essa troca. Os Homens é parte do processo pessoal de endoculturização, é também parte da aventura humana “tornando-se cidadão”, Nessa modalidade de educação não há professor formalmente instituídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com