TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque são O Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Oque são O Direitos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS

Podemos chamar de direitos humanos os direitos que um indivíduo tem pelo simples fato de ser um ser humano, pois são aplicados (ou pelo menos deveriam) ser aplicados a todas as pessoas, com direito de serem tratados iguais independentes de raça cor ou credo. Os direitos humanos também podem ser chamados de respeito aos indivíduos como um todo, pois quando se existe respeito começam os direitos.

Os direitos humanos se baseiam na formação moral dos indivíduos, ou também nos direitos de liberdade. Ex: na Declaração Universal dos Direitos Humanos tem no seu artigo 1º um trecho que expressa muito claramente esse conceito de liberdade e respeito com o próximo: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Mas é complicado quando se prescreve um modelo universal de direitos humanos, pois cada país tem a sua cultura e muitos deles não aceitam certos termos, pois dizem agredir as suas tradições culturais, embora muitas dessas tradições ferissem o direito universal dos seres humanos proposto pela ONU em sua declaração universal dos direitos humanos de 1948. Antes da criação das declarações direitos humanos o cristianismo deu início à busca pela igualdade de todos os homens numa mesma dignidade, aonde se deu início à teoria do direito natural.

Os direitos humanos são classificados como:

* Direitos de primeira geração (direito à liberdade, direitos civis, direitos políticos).

* Direitos de segunda geração (direitos econômicos, sociais, direitos culturais).

* Direitos de terceira geração (direito de fraternidade, ao meio ambiente, ao progresso).

E atualmente vem se estabelecendo os direitos de quarta geração (direito de informação e tecnologia).

CONCLUSÃO

O que são os direitos humanos afinal?

Direitos humanos é a opção de oportunidade que um indivíduo tem de conseguir um emprego, de ter liberdade de ir e vir, liberdade de se expressar, liberdade de optar por uma carreira, de ter suas próprias escolhas, enfim os direitos humanos são uma base do que as pessoas querem e precisam para se viver bem.

No parágrafo de abertura da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU -1948), traduz todo o conceito do que são os direitos do homem.

“... o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,”.

Durante a segunda guerra mundial através de Hitler milhões de judeus foram mortos e quase chegou o fim dos direitos humanos, mas com o fim da guerra, em 1945 foi formada por alguns países a ONU (Organização das nações Unidas) que visa neste século 8 objetivos principais para o Milênio . Eles são: Acabar com a fome e miséria; Educação básica e de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com