TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Centros Culturais das Cidades do ABC Paulista

Por:   •  24/9/2015  •  Monografia  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

1-INTRODUÇÃO

Os centros culturais das cidades do ABC Paulista apesar da condição de abandono, deixando de passar conhecimentos para os moradores do bairro, já que Diadema possui um rico histórico cultural que pode ser representada e exposta dentro desses centros, sendo esquecidos a historia de Diadema está indo embora junto com eles.

Hoje a cidade de Diadema possui doze espaços culturais, que poucos são conhecidos pelos moradores ou utilizados de forma correta, o mais famoso entre eles é o Teatro Clara Nunes,  localizado em um trecho privilegiado de Diadema, próximo ao Shopping Praça da Moça e a famosa praça da moça, onde é realizado a feira noturna,

O teatro passou por sua maior reforma em 2005 desde que inaugurou em 1983, com a reestruturação a prefeitura buscou trazer mais    comodidade aos visitantes e o espaço foi ampliado para abrigar uma pinacoteca, cineteatro, um saguão de exposições, dois ateliês e uma sala de múltiplo uso para oficinas de artes.

É preciso divulgar mais esses lugares, pois Diadema tem uma rica historia a ser contada e mostrada, como a origem da  cidade,  reformando esses espaços  a prefeitura de Diadema mostra a importância que a cultura e a historia da cidade tem pra ela.

 2-APRESENTAÇÃO DA CIDADE

Diadema inserida na região do grande ABC paulista, que é composta por 7 cidades, habitada segundo levantamento do IBGE realizado em 2010, Diadema possui uma população de 386.039 habitantes, o que ocasiona uma densidade demográfica de 12.574 pessoas por km², a sendo a segunda maior do país, com sua de 30,7km², o que representa 4,94% de todo território do ABCD paulista, a cidade se destaca na economia do Estado de São Paulo sendo a 14°.

Com sua localização privilegiada, Diadema faz fronteira com São Paulo a norte e leste e São Bernardo do Campo a sul e oeste, seu relevo caracterizado por suas pequenas colinas, possui poucas áreas planas, já a hidrografia de diadema está orientada para noroeste do Estado de São Paulo em direção a calha do Tietê, formadas por córregos e ribeirões, o principal da cidade é o Ribeirão dos Couros com uma extensão de 7.500m.

Diadema na parte de vegetação possui em média 10m²,  de área verde por habitante, com uma maior concentração ao sul do município no espaço reservado de Proteção e Recuperação aos Mananciais ( APRM), no local escolhido para realização do projeto prevalece uma vegetação da década de 40.

Até a década de 40, Diadema era constituída por quatro povoados pertencentes a São Bernardo do Campo (Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição). [pic 1][pic 2]

Inaugurada em 1947 a Rodovia Anchieta, dando inicio ao processo de industrialização da região, em vista da expansão econômico-industrial, a cidade passa a receber a partir da década de 60 um grande afluxo migratório (segundo Censo IBGE), chegando em 1980, a superar aproximadamente 18 vezes sua população inicial.

Na década de 70 a região apresentou crescimento populacional de 541,16%, e já apresentava um grave quadro de loteamentos clandestinos ou irregulares, além de conflitos de ocupação de áreas públicas e particulares.

 O crescimento desordenado e rápido do município cria uma série de demandas em infraestrutura urbana e serviços públicos, é nessa época a partir de 1980 a Prefeitura passa a implantar uma serie de melhorias, como urbanização das favelas e implantação de serviços básicos, instalações elétricas esgotamento sanitário e asfaltamento.

Hoje Diadema já bem estruturado é referencia no desenvolvimento de politicas publicas, com destaque na habitação, segurança pública e saúde buscando desenvolver projetos, investindo em cultura e educação.

3-HISTORIA DA CIDADE

Desde o início, o processo de ocupação de Diadema teve um fator fundamental: sua localização geográfica entre o litoral - Vila de São Vicente - e o planalto - Vila de São Paulo de Piratininga. Foi a existência de uma via de ligação entre São Bernardo do Campo e Santo Amaro que proporcionou a chegada de uns poucos moradores ainda no século XVIII. As Avenidas Antônio Piranga e Piraporinha originaram-se desses caminhos primitivos.

Até a década de 40, a região de Diadema era constituída por quatro povoados pertencentes a São Bernardo: Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição. Dispersos, eles eram ligados apenas por caminhos precários. Cada um tinha sua vida própria. Piraporinha próximo a São Bernardo; o Taboão, também ligado pela proximidade a São Bernardo e a São Paulo pela Avenida Água Funda.

O Eldorado, que guardava características muito próprias, graças à Represa Billings, vinculava-se mais a São Paulo, à região de Santo Amaro. E, finalmente, a Vila Conceição, formada pelas chácaras pertencentes ao loteamento da Empresa Urbanista Vila Conceição.

Em 1925, com a criação da Represa Billings, a região do Eldorado passou a despertar o interesse de moradores da capital que buscavam opções de lazer. Nos anos 30, os irmãos Camargo, donos das terras, resolveram melhorar a ligação com a Vila Conceição (Centro) por meio da abertura da atual Avenida Alda até o Parque 7 de Setembro.

O trajeto até o Centro foi completado pelo sr. Alberto Simões Moreira. Nessa estrada, passaram a transitar carros de boi, cavalos, automóveis e a primeira jardineira que fazia o itinerário Eldorado - Vila Conceição - Praça da Árvore (SP).

Apesar da proximidade geográfica com a Capital, até os anos 50 a cidade pouco sentiu os efeitos das transformações produzidas pela industrialização em São Paulo. Até então, Diadema não tinha nenhuma importância econômica regional. Foi nas cidades localizadas ao longo da ferrovia Santos-Jundiaí, principal via de circulação de mercadorias na época, que ocorreu a expansão industrial paulista até a década de 40, especialmente em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

Após a década de 50, o sistema de escoamento da produção, feito até então pelos eixos ferroviários, entra em declínio e o governo passa a optar pelos circuitos rodoviários. A Via Anchieta, inaugurada em 1947, representa uma nova fase da industrialização paulista e da implantação do capitalismo no Brasil.

Em São Bernardo, ao longo dessa estrada, instalaram-se grandes indústrias multinacionais; e em Diadema, principalmente pequenas e médias empresas nacionais que produziam, na sua maioria, objetos complementares para as multinacionais.

Em 1948, com a Lei nº 233, criou-se o Distrito de Diadema. As transformações ocorridas a partir dos anos 50 na região do ABCD paulista - abertura de estradas, industrialização, migrações, novos loteamentos, crescimento das cidades - despertaram o interesse das lideranças políticas da região de Diadema. Havia o entendimento de que a mudança de distrito para município favoreceria o desenvolvimento local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (333.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com