TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejando a apresentação de uma proposta de negociação entre um conhecido gravador de música que pretende se instalar em um ambiente de classe média no centro da cidade de São Paulo e na Associação dos habitantes desta região

Pesquisas Acadêmicas: Planejando a apresentação de uma proposta de negociação entre um conhecido gravador de música que pretende se instalar em um ambiente de classe média no centro da cidade de São Paulo e na Associação dos habitantes desta região. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

GESTÃO DO CONHECIMENTO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

DESENVOLVIMENTO 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em planejar a apresentar uma proposta de negociação entre uma conceituada gravadora de música, que pretende se instalar em um bairro de classe média de uma cidade do interior de São Paulo e a Associação de moradores deste bairro que não aceita a instalação da mesma.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES.

Nesta negociação estão envolvidos o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta-voz do CEO da gravadora, uma pessoa confiante, estrategista de negócios, com ampla experiência em negociar em meio a conflitos que acredita que o progresso é inevitável, e o Sr. Carlos Henrique, líder da Associação de Moradores do bairro, administrador, uma pessoa conservadora, que preza antes de tudo a tranquilidade e quer impedir a instalação da gravadora, pois acredita que a gravadora irá tumultuar o bairro, aumentando o barulho, trará insegurança e prejuízo a população local.

Porém como representante da Associação está aberto a propostas de negociação.

TIPOS PSICOLÓGICOS SEGUNDO MODELO JUNG.

Modelo de Jung: característica e táticas usadas na negociação

Estilo Características Táticas usadas na negociação

Confrontador Cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Tática híbrida entre a colaboração e o confronto.

Restritivo Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses. Coerção, medo e ameaça.

Fonte: Adaptado de MARTINELLI, D.P.; ALMEIDA. P. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998.

Seguindo o modelo de Jung, o Sr. Jorge Andrade é considerado confrontador, pois ele contesta e questiona as alegações da Associação de Moradores, mas está disposto a fazer um acordo amigável trazendo melhorias para o bairro. Possui a tendência de dominar e controlar a negociação e considera de grande importância a inclusão de todos. Acredita que a colaboração é fundamental para uma negociação ganha-ganha.

Já o Sr. Carlos Henrique é considerado restritivo, pois esse estilo se caracteriza pela falta de cooperação aliado a meta do ganho, não se preocupando com o outro lado. Só aceita negociar um acordo se for forçado, neste caso por ele ser representante dos demais moradores.

PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS.

A gravadora escolheu essa cidade através de uma pesquisa levando em consideração o custo, a logística e a qualidade de vida para seus funcionários.

Mas os moradores do bairro não aprovam esse novo empreendimento alegando que trará transtornos devido a falta de segurança com a presença de artistas na região, aumento do barulho e crescente fluxo de veículos.

O objetivo da gravadora é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. A estratégia utilizada pela gravadora será a de propor melhorias na infraestrutura, investindo em sinalização e semáforos, e negociar com a secretaria municipal responsável uma possível obra de retorno junto a rodovia para melhorar o fluxo de veículos no bairro.

Em relação ao barulho o Sr. Jorge Andrade explica que os estúdios utilizam tecnologia de ponta que impede a propagação do som para o ambiente externo, inclusive convidará os representantes da Associação para conhecerem os ambientes interno da gravadora.

Quanto à falta de segurança será proposta a contratação de uma renomada empresa de segurança com vigilância armada 24 horas inclusive com câmeras de monitoramento.

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GRAVADORA.

A empresa valoriza a comunicação e o diálogo entre os funcionários e seus setores, dando liberdade aos mesmos de expor suas críticas e sugestões, optando assim pela liderança participativa.

A empresa incentiva seus funcionários através do plano de carreiras e sucessões, dessa forma seus colaboradores estarão sempre em busca de conhecimento tais como cursos de aperfeiçoamento profissional, mantendo em alta a empregabilidade.

Com a mudança de localidade alguns funcionários serão promovidos gerando expectativas de melhoria na qualidade de vida em uma nova cidade.

O impacto da notícia da negativa dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado gerou insegurança nos funcionários, prejudicando o desenvolvimento de suas atividades, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com