TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do projeto de Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Estácio do Ceará

Disciplina: Fundamentos do projeto de Arquitetura e Urbanismo

Profª.: Frederico de Sousa Barros

Alunos: Esterfeson Samçpaio da Silva -201802096701

Jackeline Oliveira Alvarenga - 201802096621

Jhully Milena Sousa Viana - 201802231242

Memorial do Mercado Púplico na Praça da Gentilândia

Fortaleza

2018

MERCADO PÚBLICO PRAÇA DA GENTILÂNDIA

O sitio escolhido para o projeto fica em um ponto de grande diversidade de pessoas, atividades e classes sociais: Praça da Gentilândia, localizada no quadrante das Ruas Marechal Deodoro, Paulino Nogueira, Rua Santo Antônio e Avenida 13 de Maio.

Será localizado em uma área consolidada da cidade, zona de uso misto, com bastante vocação para comercio e serviços. A área é ainda um ponto cultural importante da cidade, conta com vida noturna intensa dos bares e universidades próximas.

Todos os dias a Pracinha da Gentilândia abriga, a partir do fim da tarde, barracas de alimentação que atraem não apenas os moradores bairro, mas também estudantes e pessoas de outros lugares da cidade, que estacionam seus carros nas bordas da praça e os deixam aos cuidados das “flanelinhas”. Além disso, pequenos estandes de artesanato são montados três dias por semana em um espaço reservado para eles.

Tradicionalmente, famílias em momentos de lazer passeiam na praça com suas crianças. No local há locação de brinquedos motorizados. Um clima familiar de encontro dos moradores local do Benfica.

Às sextas feiras a Praça da Gentilândia torna-se um ponto de encontro, para jovens que ali se reúnem, e conversam, namoram enfim, tornando um ponto de lazer.

Aos sábados e domingos, nesta praça, acontece a tradicional Feira da Gentilândia: uma feira-livre que há décadas ajuda a abastecer as casas do bairro e de regiões próximas. Ao longo do tempo muitas de suas características: passou a ocupar cada vez menos espaço na praça; a variedade de produtos diminuiu consideravelmente; a feira não é mais imprescindível para o abastecimento dos lares do bairro da mesma forma que antes; o tempo de duração é mais curto, dentre outras mudanças. A instalação de dois supermercados – Pão de Açúcar e São Luiz – de um Shopping Center e de outros estabelecimentos comerciais a poucos metros do bairro possivelmente contribuíram para essas mudanças observadas na feira. Apesar destas adversidades, a Feira da Gentilândia continua "viva" e fazendo parte do cotidiano do bairro.

Outra forma de comércio muito comum no bairro e que persiste há décadas são os bares. Mais que um estabelecimento no qual se pode comprar e consumir bebidas alcoólicas, aquele lugar é a oportunidade de se encontrar com amigos, conversar, jogar, ouvir música, cantar… Os bares, que abrigaram inúmeras noites de boemia na antiga Gentilândia, continuam a ser frequentados por muitos dos visitantes de antigamente. Além disso, novos clientes frequentam os bares, especialmente torcedores de futebol e estudantes, pois a praça está localizada próxima ao Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Fortaleza (UFC) e ao Estádio Presidente Vargas. No  período que pré-carnaval e carnaval, há uma grande movimentação de foliões, ao som de marchinhas de carnaval e blocos tradicionais como Luxo da Aldeia.

[pic 2]

O Mercado Público é forma de intercâmbio de produtos encontrada em cidades da antiguidade e se hoje tem continuidade no espaço, isto certamente se deve ao fato de poderem dialogar com outras formas comerciais mais modernas. Todas as culturas adotaram essa forma de troca de produtos e o fato de se realizar esporadicamente, periodicamente ou de maneira perene e com local apropriado para esse fim, dependia das mercadorias que ali se trocavam e da necessidade de se realizar a troca com certa frequência, do deslocamento possível nos diferentes momentos históricos e da importância que o local representava para o abastecimento da cidade e da sua região de abrangência.

A proposta do projeto é resgatar a centralidade da área através da implantação do dispositivo Mercado Público, local símbolo de diversidade, que além das atividades de comércio, trará ao encontro espaços de convivência. Próximo ao mercado encontra-se uma pista de skate, onde no período noturno jovens se reúnem.

O Mercado Público compreende uma área de aproximadamente 1900m², com altura de 4 metros. Por estar localizado em uma cidade de clima tropical, optou-se pela utilização telhado solar fotovoltaico, feitos de vidro em camadas sobre um substrato fotovoltaico que substituem os materiais de telhado tradicionais.

Devido a insegurança presente no Bairro o fechamento do Mercado foi feito por meio de grades que não impedem a circulação de ar, tornando-se assim um ambiente arejado e iluminado naturalmente. Os boxes possuem portas de correr vertical, tendo assim o aproveitamento total da área do boxe. Possui três entradas de acesso, uma pela Rua Marechal Deodoro, uma pela Rua Paulino Nogueira e uma voltada para a pista de skate.

Partido Arquitetônico

A premissa do projeto foi dar ao mercado o caráter de edifício público e ratificar sua importância no cotidiano dos cidadãos das proximidades. Para isso ele precisaria ter uma identidade forte e contemporânea, ao mesmo tempo que interferisse na característica boemia do bairro que está inserido. 

Objetivos e estratégias:

  • Trazer mais dinamismo e vida para o ponto, com atividades diurnas e noturnas através de bancas de produtos orgânicos (hortifrúti, grãos...) lanchonetes/bar, banco 24Hr, farmácia, casa lotérica e LanHouse.
  • Venda de alimentos orgânicos, estimulando uma nova consciência de busca por mais qualidade ambiental e de vida.
  • Transformar o local em referência gastronômica, tanto pela venda de alimentos quanto pela instalação de estabelecimentos de alimentação (lanchonetes e bares).
  • Prover a área com espaço aberto público que favoreça o convívio social e lazer.
  • No período de carnaval, poder abrigar os foliões proporcionando áreas de lazer e de alimentação.
  • Tratar a tema lixo e sua reciclagem como algo importante para a consciência da população.
  • Levando em consideração problemáticas ambientais atuais, as árvores nativas serão preservadas e cuidadas
  • Estacionamento para a liberação das vias de acesso laterais.

Programa de necessidades e Pré-dimensionamento

AMBIENTE

DESCRIÇÃO

ÁREA

Área de apoio

Espaço de atendimento ao público

Farmácia 14,5m²

Banco 24h 6,6m²

Boxes de verduras

Espaço destinados a venda de verduras. (06 boxes)

7m² cada

Boxes de legumes

Espaço destinados a venda de legumes. (06 boxes)

7m² cada

Boxes frutas

Espaço destinados a venda de frutas. (06 boxes)

7m² cada

Boxes de grãos e temperos

Espaço destinados a venda de grãos e temperos. (05 boxes)

7m² cada

Boxes de produtos Regionais

Espaço destinados a venda de produtos regionais. (04 boxes)

7m² cada

Sanitários

Masculino, feminino, fraldário, sanitário infantil

13m² cada

4 bacias e 2 lav. por sexo

Área de carga e descarga

Carga e descarga de produtos.

149m²

Serviços

Espaços para tender as necessidades do público diretamente vinculado ao Mercado, mas também dos moradores do

entorno: 1 Farmácia, 1 LanHouse,1 Casa lotérica, 1 Banco 24h.

  •  9m² para
  • farmácia
  • 14,5 m² para LanHouse
  • 14,5m² para Casa lotérica
  • 6,6m² banco 24h

Alimentação

Espaço reservados para lanchonetes e bares. (08 boxes)

Lanchonetes 9,5m²

Bares 20m²

Praça de alimentação

Espaço aberto para convívio e lazer.

Livre

Coleta de lixo

Espaço reservado para separação e destinação adequada dos resíduos sólidos. (plástico, metal, vidro, papel e orgânico)

17m²

Estacionamento

32 vagas para funcionários e público.

15m² cada vaga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (524.1 Kb)   docx (287.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com