TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Plásticos sintéticos , materiais formados de macromoléculas,

Por:   •  15/7/2015  •  Monografia  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

                                 UnB/Universidade de Brasília

     FUP/Faculdade UnB Planaltina

RESPOSTAS

Marcelo Alves

Universidade de Brasília

1- Qual a problemática abordada pelo artigo? Quais as constatações socioambientais e científicas do problema? 

      Os plásticos sintéticos, materiais formados de macromoléculas, denominados polímeros, são muito resistentes à degradação natural, quando descartados no meio ambiente, isto é, em aterros ou lixões municipais, daí seu acúmulo cada vez mais crescente. O consumo de plastic no mundo tem aumentado muito. Os plásticos  utilizados na vida diária, desde 1940, têm sido que, apesar do avanço no processamento e fabricação, geram dois grandes problemas: o uso de fonte não-renovável (como o petróleo) para obtenção de sua matéria prima e a grande quantidade de resíduos gerada para descarte.Além disso, é sabido que muitos plásticos exigem mais de 100 anos para degradação total, tendo em vista que sua alta massa molar média e hidrofobicidade dificultam a ação dos microrganismos e de suas enzimas na superfície do polímero

2- Quais as estratégias de tratamento para os resíduos plásticos?

               Reciclagem, aterros sanitários e  biodegradação

3- Quais as vantagens da biodegradação?

Estes polímeros são materiais degradáveis, em que a degradação resulta primariamente da ação de microrganismos, tais como fungos, bactérias e algas de ocorrência natural, gerando CO2, CH4, componentes celulares e outros produtos, Ou de outro modo, são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organimos vivos ou enzimas e dessa forma por se degradarem acabam não ficando na natureza por muito tempo e dessa forma não atrapalha nem a fauna nem a flora!

4- O que são polímeros biodegradáveis e quais as suasmvantagens  e desvantagens sobre os polímeros convencionais?

Estes polímeros são materiais degradáveis, em que a degradação resulta primariamente da ação de microrganismos, tais como fungos, bactérias e algas de ocorrência natural, gerando CO2, CH4, componentes celulares e outros produtos, Ou de outro modo, são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organismos vivos ou enzimas e dessa forma por se degradarem acabam não ficando na natureza por muito tempo e dessa forma não atrapalha nem a fauna nem a flora! são mais caros, e têm aplicações mais limitadas que os sintéticos, por serem menos flexíveis

5-Destaque os tipos de polímeros  biodegradáveis   naturais  e  sintéticos,  origem  e aplicação.

 Polímeros naturais:

      Polímeros formados durante o ciclo de crescimento de organismos vivos são, então, denominados polímeros naturais. Sua síntese envolve, geralmente, reações catalisadas por enzimas e reações de crescimento de cadeia a partir de monômeros ativados, que são formados dentro das células por processos metabólicos complexos.

Poliésteres bacterianos:

       Poliésteres naturais, que são produzidos por uma grande variedade de bactérias, como materiais de reserva intracelular, tem sido alvo de muita atenção para aplicações comerciais, como polímeros biodegradáveis, vantajosamente produzidos por fontes renováveis. Esta classe de polímeros, os poli (hidroxialcanoatos) (PHAs), poli- ésteres alifáticos, também denominados biopolímeros ou bioplásticos, mostra uma grande variação em suas propriedades, isto é, de materiais rígidos e quebradiços a plásticos com boas propriedades de impacto ou até elastômeros resistentes, dependendo do tamanho dos grupos alquilas ramificados e da composição do polímero Estes polímeros naturais são degradados na natureza por fungos, que podem secretar enzimas, que catalisam reações de oxidação da celulose e do amido. As bactérias podem secretar exoenzimas para degradar este tipo de macromolécula. Além disso, uma mistura de fungos e bactérias pode agir cooperativamente, isto é, microrganismos específicos degradam celulose à glicose que, por sua vez, chega aos produtos finais da degradação CO2 e água21. Outro polissacarídeo, o amido, tem sido utilizado disperso em uma matriz polimérica não-biodegradável, usualmente polietileno (PE), para facilitar a acessibilidade dos microrganismos ao polímero sintético. O amido é adicionado como aditivo, sendo degradado facilmente por microrganismos, provocando a degradação parcial da matriz28. Amido de batata adicionado a filmes de polietileno de baixa densidade (PEBD) melhorou a biodegradabilidade destes filmes. A adição de amido a resinas de isocianatos reduziu o custo de produção e melhorou sua resistência à solventes. A adição de amido a poli (vinilálcool) levou à perda de massa do polímero e alterações morfológicas na parte amorfa do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com