TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARQUE LINEAR

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

1.0 - INTRODUÇÃO

Parques lineares, também denominados de greenways, são áreas contínuas reservados tanto à conservação como à preservação dos recursos naturais com capacidade de associar componentes florestais e outros elementos de uma paisagem, como corredores ecológicos, porém, nestes há a agregação de funções de uso humano compondo, desta forma, agrega também princípios do desenvolvimento sustentável.

Por tanto este trabalho, tem como objetivo de apresentar um projeto de Parque Linear com a proposta de revitalizar o Rio Todos os Santona área central da cidade de Teófilo Otoni.

A área selecionada para este projeto está localizadana área Central da cidade de Teofilo Otoni e sua delimitação englobou a ponte da Av. Epaminondas Otoni a ponte da Av. Alves Bejamim, de forma que englobasse as duas principais avenidas da cidade que tem a maior área comercial e de circulação de pessoas. Esta área é de aproximadamente 4 km²

O projeto tem a finalidade de proporcionar a população uma área de lazer, interação social, mobilidade, revitalização ambiental, economia e visando principalmente a qualidade de vida para a população.

2.0 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - Rio Todos os Santos

O rio Todos os Santos é um curso de água do estado de Minas Gerais, Brasil, que corta a cidade de Teófilo Otoni, cidade da qual é o principal manancial do sistema de abastecimento de água.

Seu nome foi dado por Teófilo Benedito Ottoni, fundador do município, que ao desbravar as florestas existentes deparou-se com a nascente e um rio, deu-lhe o nome "Todos os Santos”, por este fato ter ocorrido no dia 1º de novembro – Festa de Todos os Santos.

Sua extensão é de 70 Km desde sua nascente em Valão Distrito de Poté na serra denominada “Barrinha de Todos os Santos”, até sua foz no rio Mucuri pela margem direita, em Presidente Pena, distrito do município de Carlos Chagas.

É formado por duas nascentes, pela margem esquerda o córrego de Brejaúba e pela margem direita pelo córrego Paiva.

2.2 - Parque Linear

De acordo com a Lei 13430/02, Art. 106, § 1º- PDE SP, “Parques Lineares são intervenções urbanísticas que visam recuperar para os cidadãos a consciência do sítio natural em que vivem, ampliando progressivamente as áreas verdes. ”

Entende-se por Parque Linear como ações urbanísticas que criam ou recuperam áreas verdes relacionados à rede hídrica, utilizados como instrumentos estruturadores de programas ambientais em áreas urbanas, para o planejamento e gestão de áreas destruídas.

Sua colocação procura, associar aspectos urbanos e ambientais, dentro da legislação vigente e da realidade existente.

São reservadas essas áreas tanto à conservação quanto à preservação dos recursos naturais a partir da correlação de fragmentos de vegetação e da agregação de funções de uso humano, promovendo lazer, cultura e rotas de locomoção não motorizada, proteção e manutenção do sistema natural, educação ambiental e social, estruturação da paisagem, desenvolvimento econômico, função política e de corredor.

A presença de áreas verdes nas cidades gera um resultado positivo na sociedade, pois tem pessoas que caminham, passeiam ou usufruem de outra forma estes espaços, como lugar para lazer, desenvolver atividades de educação ambiental, cidadania, cultural e de pesquisa.

A população devem ser o fator principal do planejamento, pois elas se utilizam durante muito tempo daquela área e normalmente se constituem como os principais colaboradores conservacionistas.

Para tal fim, a informação para a destinação da área é essencial para a população, prevenindo-se assim que seja ocupada irregularmente e explicar a sociedade a importância destes espaços para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade da vida urbana.

2.2.1 – Funções dos Parques Lineares

Os Parque Lineares apresentam funções diferentes entre si, porem associadas entre elas.

2.2.1.1 – Função Educativa

Está associada com a oportunidadeenorme que o parquedisponibiliza como ambiente para o desenvolvimento de atividades extraclasse e de programas de educação ambiental.

2.2.1.2 - Função Psicológica

Esta relacionando com os elementos naturais dessas áreas, que ocorre quando as pessoas se interagem com o ambiente, proporcionando o relaxamento, funcionando como antiestresse. Este aspecto está relacionado com o exercício do lazer e da recreação nas áreas verdes.

2.2.1.3 - Função Estética

Que diz respeito às variedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com