TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRADO JUNIOR, Caio. "O fator Geográfico na Formação e no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo"

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

PRADO JUNIOR, Caio. "O fator Geográfico na Formação e no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo". In: A cidade de São Paulo: geografia e historia (p. 7 - 37).

O livro foi lançado em 1983, o autor explica como a região de São Paulo conseguiu a criação de um centro industrial e urbano, mesmo não tendo atrativos para isso.

"As causas que determinaram a grandeza de São Paulo vem atuando desde o inicio da colonização". Na altura de São Paulo (latitude de 24°) e partindo de São Vicente, é que a colonização litorânea primeiro ascende ao planalto e penetra o interior. No litoral existe uma faixa costeira constituída principalmente por terrenos baixos , mangues e pântanos que não são favoráveis para a agricultura e com altas medidas de temperaturas. Já no planalto existe terras altas e saudáveis que são favoráveis a agricultura e com um clima temperado, agradando os colonos com o clima e a farta mão-de-obra indígena local. Tudo isso se combina para que a pressão colonizadora se exerça com mais intensidade nessa parte do litoral brasileiro.

Existe, desde o inicio da colonização, um deslocamento do litoral para o planalto. "Por que São Paulo? De todos os pontos desta barreira que é a Serra do Mar e que separa o litoral do planalto, é justamente este, caminho do percurso da serra em território paulista, que oferece maior facilidade de acesso."

Para Leste apresenta-se a Serra do mar formando uma muralha continua de 900m de altura, com cumes de 1500 e 2000m que se estende ate o Vale do Paraíba. As condições não são melhores para Oeste. A Serra do mar torna-se escalonada em degraus sucessivos. Mas em compensação, a Serra pode se alargar ate 100 Km, apresentando uma topografia acidentada e revestida com uma densa cobertura florestal. Os rios não facilitam a passagem pois, correm paralelos, não oferecem por isso passagens para o interior. Entres as partes leste e oeste, se encontra a região de Santos onde a Serra tem cerca de 800m de altura e segue-se ao abrupto para o interior (não de uma topografia acidentada, mas de peneplano de revelo senil onde se situam as nascentes do Tiete).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com