TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO DE CAIO PRADO JÚNIOR, “HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL”.

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 5

O texto de Caio Prado Júnior explora o processo de colonização do Vale Amazônico. Em paralelo à corrida para as minas, uma lenta ocupação se instala na rede hidrográfica do Rio Amazonas. Com esta instalação dos portugueses, é fundada a cidade de Belém do Pará em 1616. Os motivos são políticos, mas holandeses e ingleses já haviam tentado, antes de Portugal, estabelecer-se na região. No entanto, nesta época, todos são expulsos e Portugal se instala sem concorrência.

A base econômica da colonização será a cana-de-açúcar, mas a agricultura não tem progresso, pois as condições naturais da região são totalmente desfavoráveis. Então, nessa conquista, a colonização do Vale Amazônico precisou contar com outros fatores.

Foi desta forma, então, que os colonos encontraram bens naturais em “sua floresta”, tais como cravo, canela, castanha, e, principalmente, o cacau. Além dos produtos abundantes do reino animal: peixes, caça, a tartaruga. Nestes pontos, a economia amazônica irá se firmar. Além da mão-de-obra relativamente fácil, pois, apesar de pouco nível cultural, os índios facilmente se renderam ao trabalho o qual lhes foi exigido.

No Vale Amazônico, as atividades se reduziam praticamente à duas: capturar o peixe e conduzir as embarcações, que naquela época, era praticamente o único meio de locomoção. Para estas atividades, o indígena era um exímio prestador de serviços. Eram ótimos pescadores e ainda ensinaram os colonos; como remadores, então, os índios, e somente eles, eram capazes de suportar longos trajetos sem pausa, além do extenso conhecimento que eles tinham de toda aquela paisagem natural.

Já na segunda metade do século XVII, ocorre a infiltração pelo vale acima do rio Amazonas. Então, ganham destaque as ordens religiosas, sobretudo os jesuítas e os carmelitas. O autor prefere não questionar os objetivos destas ordens, porém, detém-se em falar que os jesuítas tinham um enorme interesse na América: constituir um Império da Igreja Católica e sob a direção deles. As imposições religiosas foram muito contestadas pelos indígenas, que lutaram contra eles de todas as formas, até mesmo por força na tentativa de manter a hegemonia própria.

Tais missões constituem importantes empresas comerciais. Os índios eram reunidos em aldeias e eram submetidos a um regime rigoroso de trabalho e de vivência em geral. Ordenados pelos diretores e mestres, os indígenas construíam as instalações da missão: casas habitacionais, igrejas com escolas anexas, armazéns e depósitos. Depois destes trabalhos preliminares, os nativos eram à cultura e colheita de gêneros. Estes eram exportados para pagar os custos das missões, mas também para enriquecer as Ordens, e dar-lhes, já na primeira parte do século XVIII, grande poder e importância financeira.

Os colonos leigos vieram atrás dos padres e enfrentaram da parte deles grande resistência, realizando, então, pouco até meados do século XVIII. Nesta época, a administração portuguesa se livrara da influência jesuítica até então dominante na corte, e resolve, também, abrir luta contra o poder excessivo dos padres na América, que ameaçava subtrair à coroa portuguesa o domínio efetivo de grande parte da colônia. Em !755 é abolido o poder temporal dos eclesiásticos nas missões indígenas. Os padres passam a conservar apenas os poderes espirituais, pois os leigos passam a administrar as aldeias. Em 1759, os jesuítas são expulsos de todos os domínios portugueses, mas os carmelitas e outras ordens se mostram mais doces e são conservadas.

As reformas de Pombal se estendem à abolição da escravidão indígena, pois estes passam em tudo a ser equiparados aos brancos e a receberem salários em moedas. Tudo fiscalizado pela administração dos leigos.

Com a secularização das aldeias indígenas, o colono leigo estará por toda parte aproveitando a ausência dos padres, seus inimigos. Os índios domesticados e mais ou menos preparados que as habitam, representam para os leigos mão-de-obra abundante à sua disposição; é nelas que se fixará de preferência, e é por isso que quase a totalidade das atuais cidades da Amazônia tem a sua origem em antigos aldeamentos missionários.

O povoamento se amolda às contingências da colheita natural. Efeito disto é a atração dos rios, não pela água em si, mas pelo caminho que oferece. A via de comunicação natural e fácil como a que oferecem os cursos d’água constituirá o único pólo forte e estável de atração de povoamento.

A exploração se realiza indiferentemente na floresta imensa aberta a todos. E acontece esporádica, coincidindo com as épocas próprias da colheita. Processam-se em arrancos bruscos, que são as “expedições” que saem no momento oportuno em busca dos produtos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com