TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAIO PRADO JUNIOR - FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO BRASIL

CAIO PRADO JUNIOR – São Paulo, 1907 e 1990/ Político, historiador, ativista/ Editora Brasiliense com Monteiro Lobato

Livro: Formação do Brasil Contemporâneo - O sentido da colonização/ 1942

Se interessava pela vida diária, movimento dos negócios, técnicas de plantio e costumes no período colonial.

Caio afirma que para se compreender história brasileira é preciso localizar o seu sentido na formação colonial. É um acontecimento requer muita análise, pois envolve a compreensão dos anseios econômicos metropolitanos e as circunstâncias de momento histórico, em atender os anseios do comércio europeu, a ideia de povoação só surge a partir da ideia de uma atividade econômica em que a Metrópole lucrasse com a permanência territorial. Marx e Caio Prado:

“Todo povo tem na sua evolução, vista à distância, um certo ‘sentido’. Este se percebe não nos pormenores da sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que a constituem num longo período de tempo”. (Prado Jr, 1981, p. 13).  Slide

“A sociedade burguesa é a organização histórica mais desenvolvida, mais diferenciada, da produção. As categorias que exprimem suas relações, a compreensão de sua própria articulação, permitem penetrar na articulação e nas relações de produção de todas as formas de sociedade desaparecidas, sobre cujas ruínas e elementos se acha edificada, e cujos vestígios, não ultrapassados ainda, leva de arrastão desenvolvendo tudo que fora antes apenas indicado que toma assim toda a sua significação, etc. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco. O que nas espécies animais inferiores indica uma forma superior não pode, ao contrário, ser compreendido senão quando se conhece a forma superior. ” (Marx, 1978, p. 120) slide

Os objetivos de Prado e Marx são diferentes, tendo em vista que Marx refere-se a uma passagem de um modo de produção a outro e Caio Prado não discute esses níveis e nem utiliza o conceito de produção. O comum nas duas citações é a relação entre passado e presente, olhando o passado com o conhecimento do presente para entender a dinâmica das sociedades passadas.

 RENCONCAVO: O termo recôncavo, originalmente usado para designar o conjunto de terras em torno de qualquer baía, se associou, no Brasil, desde os primórdios da colonização, à região que forma um arco em torno da Baía de Todos-os-Santos. Essa região se caracteriza não apenas pelas suas incríveis variáveis físico-naturais, mas, sobretudo, por sua história e dinâmica sociocultural.

STUART SCHWARTZ – Springfield, Massachussets/1940/ Phd Columbia/ Professor Yale/ Brasilianista de renome (movimento brasilianista século XX, produção acadêmica do estrangeiro sobre o Brasil).

Livro: Segredos Internos – As técnicas do fabrico do açúcar / Trabalhadores no Canavial e Trabalhadores de Engenho/ 1988- 1550-1835

Schwartz focou em trabalhar com a historiografia brasileira de forma que contextualiza uma visão bem profunda e detalhada, do cotidiano da colônia, a relação de poderes entre senhores, escravos e lavradores, a importância dos engenhos de açúcar como ferramenta de desenvolvimento econômico para Salvador e toda a extensão do Recôncavo baiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com