TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRM - PATOLOGIAS E RECUPERAÇÃO RELATÓRIO DE PERÍCIA PROJETO FINAL

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica de Brasília[pic 1]

Pró – Reitoria de Graduação

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Arquitetura e Urbanismo

PRM - PATOLOGIAS E RECUPERAÇÃO

RELATÓRIO DE PERÍCIA

PROJETO FINAL

Orientador: Frederico Rosalino

Alunas: Karoline Vieira Costa; Maysa Loscha, Priscila Oliveira

  1. ESTUDO DE CASO

 O relatório tem como objetivo analisar a patologia, detectando problema ocorrente no edifício, Bloco Central (bloco A) da Universidade Católica de Brasília. Identificaremos a patologia, suas causas e soluções.

  1. DESCRIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO – A OBRA

        A obra em análise é um bloco de estudos de uma Universidade Particular, localizada no Distrito Federal, na cidade administrativa de Taguatinga, Brasília. Durante uma aula guiada pelo professor no Campus, foram identificadas algumas patologias causadas pelo devido tempo de uso da infraestrutura do prédio.

Localização do Edifício [pic 2]

           Fonte: https://www.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl [pic 3]

  1. HISTÓRICO

  O edifício, Bloco Central (bloco A) da Universidade Católica de Brasília, é uma Instituição Filantrópica de Ensino Superior privada e brasileira, administrada pela UBEC -União Brasiliense de Educação e Cultura.

Criada em 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH) foi a primeira unidade de ensino oferecendo três Cursos: Economia, Administração e Pedagogia. Sendo assim o edifício, bloco central foi o primeiro edifício do campus. Com o passar dos anos, a Faculdade organizou-se em uma estrutura mais ampla de ensino e valores cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação dos demais edifícios.

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE

A trinca identificada se encontra em pavimento térreo, coberta por laje, área descoberta próxima, o que garante ao local ser arejado e bem climatizado. Não há existência de fontes de água próximo, de tremores, e outros aspectos influenciadores.

  1. ANÁLISE DO PROJETO

O edifício em questão, trata-se de uma construção com infraestrutura em concreto armado, cobertura em telhas de cimento amianto, fechamento e divisórias internas em alvenaria não estrutural, e esquadrias (janelas e portas) metálicas.

  1. ANÁLISE DOS PROBLEMAS
  1. LEVANTAMENTO DE SUBSÍDIOS

        Nesta etapa, elaborou-se uma anamnese do caso, através de investigações locais e de informações de pessoas envolvidas.

  1. Quando e como foram constatados os sintomas pela primeira vez?

As primeiras manifestações da patologia identificada, foram constatadas visualmente por seus usuários (Alunos/Funcionários), através de uma trinca onde a armadura de aço está parcialmente exposta e expulsa a camada de concreto que veda a peça.

  1. Foram tomados os cuidados necessários quanto à manutenção?

De acordo com os dados levantados, nota-se que o prédio já está construído a bastante tempo e provavelmente não são feitas as devidas manutenções em relação a estrutura do edifício.

  1. Quando foi identificado pela primeira vez o problema, e quando ouve a primeira intervenção?

Não se tem uma data específica de quando foi constatado o problema, de acordo com informações que foram obtidas através de funcionários da Universidade, há pouco tempo houve uma intervenção, a qual foi passada massa corrida por toda a trinca, segundo o próprio funcionário, foi tomada essa posição, afim de que, no período de férias da universidade, será feita toda a pintura do edifício, sendo assim, não se sabe ao certo se essa medida foi tomada, para que posteriormente seja feita a devida manutenção da patologia específica, ou simplesmente por aspectos estéticos.

  1. Ocorrem episódios do agravamento dos mesmos?

Com o decorrer do tempo, em que não é tomada nenhuma medida prévia e preventiva, e não ocorre um programa de manutenção para o controle das patologias, a consequência é o agravamento das mesmas. Assim, sabe-se que se não forem tomadas medidas para que haja a restauração da viga em destaque, onde já se percebe algumas trincas aparentes, ocorrerá ainda mais fissuras e corrosões, onde a tendência é só agravar o problema.

  1. As condições climáticas mudam as características dos problemas.

Não, pois a determinada viga onde se encontra o devido problema, encontra-se em local coberto, não há exposição em águas de chuva e nem a efeitos do sol.

  1. DIAGNÓSTICO

Com o intuito de identificar a patologia, a metodologia adotada foi a inspeção visual, onde procurou-se detectar as causas do processo de deterioração do edifício, com visitas ao local, foram diagnósticadas a localização e estado da patologia detectada na obra.

  1. INSPEÇÃO VISUAL

Baseado nas causas da patologia, procedeu-se à inspeção visual “in loco”.

Para realizar análises eficientes da patologia, foram realizadas visitas ao local.

A primeira visita realizada dia 15/03/2016, foi guiada pelo Professor Frederico Rosalino, juntamente com a turma da disciplina de Patologias e Recuperação – PRM. O professor identificou várias patologias dentro da Universidade e pontuou algumas formas de recuperação. Os registros feitos nessa visita, foram anotações quanto ao que foi falado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (532.7 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com