TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PAISAGISMO CONSELHEIRO LAFAIETE

Por:   •  20/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SANTA RITA – FASAR

ARQUITETURA E URBANISMO

LETICIA DIAS

RESENHA 01

PROJETO DE PAISAGISMO

CONSELHEIRO LAFAIETE

2019

1 PRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA

De forma bem clara e explicativa o ÁREAS VERDES PÚBLICAS URBANAS: CONCEITOS, USOS E FUNÇÕES de Carlos Roberto Loboda e Bruno Luiz Domingos De Angelis, aborda sobre os aspectos históricos e atuais sobre os espaços livres como consequência das necessidades experimentadas a cada momento na relação natureza e cidade, e os impactos que uma tem sobre a outra.

RESENHA

A primeira parte sobre a retrospectiva histórica fala um pouco sobre os jardins Egípcios, da Grécia, China, Roma, Itália, França e outros de forma cronológica, conta o que um acabou inspirando ou copiando dos outros, e por fim fala do Brasil que consistia por decorrência da colonização, a presença de praças e largos.

Depois o texto traz as relações da cidade e da natureza, em que traz a discussão sobre os problemas ambientais, e que o meio urbano estava se tornando cada vez mais artificial, sem preocupação em trazer os jardins a cidade, um desenvolvimento desarmônico entre cidade e natureza, um fato que refletia negativamente com a qualidade de vida da população. Evidenciando desta forma importância do planejamento urbano. Mostra também a definição e conceito das áreas verdes, onde fala de forma pratica a classificação dos espaços livre e das áreas verdes.

Por fim o texto relata os problemas que ocasionaram as circunstâncias atuais sobre meio ambiente, como a política que é um dos fatores principais nessa causa. No âmbito geral, a falta de planejamento é uma constante no desenvolvimento de nossas cidades, principalmente tratando-se das áreas verdes geralmente delegadas ao segundo plano, quando não ao abandono.

Sintetizando, o texto aborda de uma forma direta sobre o tema e não necessita de conhecimento prévio para sua leitura pois é bem explicativa, ele mostra as funções que os jardins possuíam nos tempos passados e o que ocasionou quando esse fator foi perdido no tempo, de certa forma faz uma reflexão para o que pode ser mudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com