TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Integração de Princípios da Sustentabilidade e Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Optativa III -Integração de Princípios da Sustentabilidade e Arquitetura  e Urbanismo

Plano B 4.0 - Mobilização para Salvar a Civilização

Lester R. Brown

Prof. Erica Vendramini

Academica: Zeni Pereira da Silva

9º periodo de Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Plano B 4.0  “Mobilização para Salvar a Civilização” é um grito de socorro para salvar o planeta, um alerta de que estamos usando as últimas  reservas da terra, e diante disso o autor traz  quatro metas interdependentes: estabilizar o clima e a população, eliminar a pobreza e restaurar os suportes da natureza, como água, solo e ar. Soluções que pode salvar o planeta terra da extinção de todas as espécies.

Na certeza de que é possível mudar o planeta, Lester R. Brown, apoia suas ideais em   um repertório de experiências mundiais bem-sucedidas que podem ser replicadas no esforço necessário e urgente, por exemplo, de reduzir o uso de água para irrigação, melhorar a produtividade do solo para segurança alimentar, planejar cidades mais centradas nos indivíduos, reflorestar áreas degradadas, controlar a natalidade ou incorporar o custo do carbono no preço de produtos. proteger a superfície do solo, restaurar as áreas extensas e as regiões de pesca, estabilizar lençóis freáticos e proteger a diversidade biológica.

O modelo econômico  existente no mundo estar em uma disputa entre os limites políticos e os limites naturais, baseado no consumo  desenfreado  o que acaba  levando  o planeta terra  para a morte. Os recurso naturais existentes  já não são suficientes para a demanda populacional o que ocasiona uma competitividade entre aqueles que podem pagar mais, levando milhões a escassez completa e a morte. Os recursos naturais em sua maioria não se renova, gerando um desequilíbrio total na biodiversidade dos recursos. A nova economia precisará ser erigida em torno de energias renováveis, de sistemas de transporte diversificados e da idéia de reuso e reciclagem de todos os materiais,  de reflorestamento, as grandes transformações sociais podem ser classificadas em três modelos. Um é o da catástrofe, segundo o qual apenas acontecimentos dolorosos mudam a forma de pensar e agir de uma sociedade. O outro sugere que uma sociedade só se transforma de fato após um longo período de mudanças graduais de pensamento e atitude. E o terceiro prega que a toda mudança importante advém de uma conjugação de grupos de pressão com o respaldo de lideranças políticas. Mobilizar para salvar a civilização significa fundamentalmente reestruturar a economia global para estabilizar o clima e a população, erradicar a pobreza, restaurar os suportes naturais da economia e, sobretudo, resgatar a esperança. Essas mudanças são essenciais, porém não chegam nem perto das necessidades. A questão que enfrentamos não é definir o que precisamos fazer, porque isto já parece bem claro para os que estão analisando a situação global. A escolha é nossa e de todos . Podemos continuar agindo como de costume e fazer parte de uma economia que continua a destruir seus sistemas naturais de suporte, até que ela própria se destrua, ou adotamos o Plano B e nos tornamos a geração que mudou os destinos, recolocando o mundo na trilha do progresso sustentável. A escolha será feita por nossa geração, mas afetará a vida na Terra de todas as gerações futuras. O desafio é como fazê-lo no tempo disponível. Infelizmente não sabemos quanto tempo ainda resta. A natureza controla o tempo, mas não podemos ver o relógio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com