TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Newton Navarro

Por:   •  18/6/2015  •  Monografia  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

A Newton Navarro, Foi a primeira ponte estaiada do Rio Grande Do Norte. Com uma extensão de 1.781,60 metros, 55 metros de altura e 22 metros de largura, trata-se não apenas da maior obra de infraestrutura viária do Nordeste, mas da maior ponte estaiada (erguida por estais, ou seja, cabos de aço), em altura do Brasil, ligando os litorais ao norte e sul de Natal. A imponência do projeto sempre foi grande, sua parte estaiada foi calculada e projetada na Itália, pelo engenheiro italiano Mario de Miranda que realizou esse projeto da parte central e acompanhou o seu andamento. Devido ao seu tamanho, a ponte contou com dois canteiros de obras, um em cada lado do Rio Potengi.

 A concepção estrutural da ponte é um marco para a engenharia do RN, que nunca tinha realizado uma obra desse tamanho e com o formato estaiado. A Ponte de Todos, como é popularmente conhecida, trouxe muitos benefícios para a população Potiguar, como: a diminuição do trafego da ponte de Igapó, possibilitando outro acesso dos bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi, e também facilitou o deslocamento ao novo aeroporto de Natal o Aluízio Alves. Logo se tornou um novo cartão postal da Cidade, e um ponto turístico por sua exuberância. Outro benefício, é a valorização dos imóveis do litoral norte do estado e da Zona Norte de Natal, chegando a 200% de valorização.

  "O sonho está concretizado. Essa é a maior obra de engenharia do Rio Grande do Norte”, Diz Wilma de Faria, Ex-governadora do RN, acentuando a importância de tal obra para o estado, Wilma que foi muito importante para que o projeto saísse do papel, na época como Governadora.  

Referências:

  1. Tribuna Do Norte. Disponível em: http://tribunadonorte.com.br/noticia/inaugurada-nesta-terca-a-ponte-newton-navarro/59099. Acesso em 27 maio 2015.

  1. Governo Do Rio Grande Do Norte. Disponível em: http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/govrn/acoes_de_governo/enviados/acoes_detalhe.asp?nCodigo=21. Acesso em 27 maio 2015.

  1. Guia De Viagem Do RN. Disponível em: http://www.praiasdenatal.com.br/ponte-newton-navarro/. Acesso em 28 maio 2015.
  1. Secretaria De Infraestrutura Do Rio Grande Do Norte.

Fonte: Ronald Dantas, Engenheiro Civil, responsável pela Fiscalização da Ponte Newton Navarro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com