TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Chão de Fábrica

Por:   •  27/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Chão de fábrica

Chão de fábrica é o local físico onde ocorre a produção de bens e serviços em uma empresa. Na engenharia de produção, o chão de fábrica é considerado uma das áreas mais importantes, pois é onde a produção é planejada, executada e controlada.

  1. Setup

Frequentemente utilizado para se referir às atividades necessárias para configurar e preparar uma linha de produção para a fabricação de um determinado produto.

  1. TRF/SMED

TRF (Troca Rápida de Ferramentas) e SMED (Single Minute Exchange of Die) são técnicas utilizadas na produção para reduzir o tempo necessário para fazer a troca de ferramentas em máquinas e, assim, reduzir o tempo de inatividade da linha de produção.

  1. TPM

TPM (Total Productive Maintenance) é uma técnica de gestão de manutenção utilizada na produção que visa maximizar a eficiência e a eficácia dos equipamentos de produção. A TPM envolve a participação de todos os funcionários da linha de produção e promove a manutenção preventiva e a melhoria contínua dos equipamentos. O objetivo da TPM é reduzir o tempo de inatividade não prog

  1. WIP

WIP (Work in Progress) é um termo utilizado na produção para se referir aos produtos em processo de fabricação na linha de produção. Isso inclui todos os produtos que estão em diferentes etapas de produção, desde a matéria-prima até o produto final.

  1. Kaizen e evento Kaizen

Kaizen é uma técnica de melhoria contínua utilizada em diversas áreas, incluindo a engenharia, que visa aperfeiçoar processos, produtos e serviços através da eliminação de desperdícios, redução de custos, aumento da produtividade e melhoria da qualidade.

O evento Kaizen é uma prática específica do Kaizen, que se refere a um processo estruturado de melhoria contínua em um período de tempo limitado. Normalmente, um evento Kaizen é uma reunião organizada de uma equipe de trabalho com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria em um processo específico e implementar mudanças imediatas para alcançar melhorias significativas.

  1. Sistema Poka Yoke

Poka Yoke é uma técnica de prevenção de erros ou falhas humanas utilizada na produção, que visa eliminar ou minimizar os defeitos nos processos de produção.

  1. Andon

Andon é uma ferramenta de comunicação visual usada em processos de produção para indicar o estado atual do processo, alertar sobre possíveis problemas e ajudar a monitorar o desempenho da produção. A palavra Andon vem do japonês e significa "lanterna", referindo-se a uma luz de advertência usada para sinalizar problemas no processo de produção.

  1. Kanban

Kanban é um sistema de gestão de produção que tem como objetivo melhorar a eficiência e a eficácia da produção, reduzir o tempo de ciclo e o estoque, e melhorar a qualidade do produto final. O termo Kanban vem do japonês e significa "cartão" ou "sinalização visual".

  1. MRP

MRP significa Material Requirements Planning (Planejamento de Necessidades de Materiais, em português) e é um sistema de gestão da produção que permite determinar as necessidades de materiais e componentes necessários para a produção de bens e produtos finais.

  1. PBC

PBC significa "Produção em Batelada Contínua" e é um tipo de processo de produção utilizado em indústrias químicas, farmacêuticas e alimentícias.

  1. Takt time

Akt time (também conhecido como "tempo de ciclo" ou "tempo de operação") é o tempo necessário para concluir uma atividade específica em um processo de produção. Essa medida é importante porque ajuda a determinar a eficiência e produtividade do processo, permitindo que os gerentes identifiquem gargalos e oportunidades de melhoria.

  1. Tempo de ciclo

Tempo de ciclo (ou "cycle time" em inglês) é o tempo necessário para completar uma tarefa específica ou para produzir uma unidade em um processo de produção. Esse tempo é medido a partir do momento em que o trabalho começa até o momento em que é concluído. O tempo de ciclo é importante porque ajuda a determinar a eficiência e produtividade do processo de produção, bem como a identificar oportunidades de melhoria e redução de custos.

  1. Lead Time

Lead time é o tempo total necessário para produzir um produto, desde o momento em que é feito o pedido até o momento em que o produto é entregue ao cliente. Ele inclui todo o processo de produção, desde o recebimento do pedido até a fabricação, montagem, testes, embalagem, transporte e entrega.

  1. Produção puxada
    Produção puxada é uma abordagem de produção que se baseia na demanda real do cliente para controlar a produção. Nessa abordagem, a produção começa apenas quando há uma ordem de compra do cliente, ou seja, a produção é "puxada" pela demanda do cliente.

  1. Produção empurrada

Produção empurrada é uma abordagem de produção em que a produção é baseada em previsões de vendas ou estimativas de demanda futura, e não na demanda real do cliente. Nessa abordagem, os produtos são fabricados antes de receberem uma ordem de compra do cliente, ou seja, a produção é "empurrada" para o mercado.

  1. Buffers

Em produção, buffers são áreas ou estoques mantidos entre diferentes etapas do processo de produção para lidar com variações na produção, demanda ou fornecimento. O objetivo do buffer é proteger o processo produtivo de interrupções ou paradas, mantendo um certo nível de estoque ou capacidade adicional.

  1. Gargalos

Gargalos na produção são pontos no processo de produção que têm uma capacidade menor do que a demanda que é colocada sobre eles. Isso pode levar a um aumento no tempo de espera, atrasos na produção e a uma redução da eficiência do processo.

  1. PCP

PCP é a sigla para Planejamento e Controle da Produção, que é um conjunto de atividades realizadas para garantir que a produção de bens ou serviços seja executada de maneira eficiente e eficaz. O objetivo do PCP é garantir que a produção ocorra de acordo com as especificações e requisitos do cliente, ao mesmo tempo em que sejam utilizados recursos de forma otimizada e econômica.

  1. PDP

PDP é a sigla para Processo de Desenvolvimento de Produtos, que é um conjunto de etapas e atividades realizadas para conceber, projetar e lançar novos produtos ou serviços no mercado. O objetivo do PDP é garantir que o produto atenda às necessidades dos clientes, seja viável comercialmente e seja produzido de maneira eficiente e econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com