TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão - Mulheres na Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  22/9/2018  •  Seminário  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Educação - Projeto

Palavras chave: Igualdade de gênero, mulheres na arquietura, empoderamento

Aula Aberta no IFSul: Mulheres na Arquitetura e na Construção Civil

Professora orientadora: Lígia Maria Àvila Chiarelli

Alunas: Heloise Semper, Luana Zanini e Vitória Schwartz

Data e local: Fevereiro de 2018, IFSUL

Identificar qual o tipo de ação extensionista:

Evento – Aula aberta

Estabelecer um título conciso da ação que espelhe sua intenção, isto é, o objeto a ser trabalhado e público alvo

Aula Aberta no IFSul: Mulheres na Arquitetura e na Construção Civil

Resumo (Abstract)

O objeto de estudo da aula aberta a ser ministrada no Instituto Federal Sul-rio-grandense por nós, acadêmicas de Arquitetura e Urbanismo na UFPel, será o papel da mulher na arquitetura e no ramo da construção civil como um todo. Será abordada a problemática que trata da falta de representatividade feminina no ramo, uma vez que poucas mulheres são conhecidas como grandes nomes da arquitetura e, ao mesmo tempo, elas são a maioria nas universidades e no mercado de trabalho, no Brasil e no mundo. Tais contradições e outros questionamentos serão trazidos para o evento, afim de promover a troca de conhecimento e empoderar alunas do Curso de Edificações do IFSul, público escolhido por já possuir grande contato com o meio. Além dos alunos do campus, o convite para reflexão também se estenderá à comunidade em geral e aos colegas do curso superior, através de divulgação com cartazes e evento em rede social. Com isso, pretendemos alcançar o maior número de pessoas para conscientizá-las de que está na hora de as mulheres receberem o reconhecimento merecido, que ao longo da história foi direcionado apenas para os homens, não só na Arqutetura como em diversos outros campos profissionais.

Identificação do coordenador da ação extensionista:

Heloise Semper

Luana Zanini

Vitória Schwartz

Equipe de trabalho:

Heloise Semper

Luana Zanini

Vitória Schwartz

Identificação das instituições e entidades envolvidas na ação:

Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral:

Promover a troca de conhecimento com o púbico afim de conscientizar a importância da representatividade feminina no campo da contrução e o empoderamento das alunas de Edificações, Arquitetura e Engenharia, para que se estabeleçam na vida profissional o conscientes de suas capacidades e nunca se calem diante do machismo presente na sociedade e no mercado de trabalho.

Objetivos específicos

Ao demonstrar a vivência de arquitetas renomadas e sua jornada, ao passo que debatermos o conhecimento adquirido para a realização do trabalho, incentivaremos mesmo que de forma singela o empoderamento nas futuras gerações de arquitetas que estão por vir, assim como nós, acadêmicas da UFPEL.

Justificativa para a Ação:

Em função da falta de reconhecimento das mulheres no seu campo de trabalho, que no caso será discutida a profissão de Arquiteta e Urbanista, mas que vai além disso. A ação se dará em função do machismo impregnado na antiga e atual geração, o qual não devemos deixar chegar ao futuro.

Elementos teóricos e conceituais:

O tema do projeto, que trata da falta de representatatividade da mulher no campo da construção, será abordado com base em conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e História, ministradas pelo pelo professor Eduardo Rocha, bem como através de pesquisa via internet, em sites direcionados a tal tema e consulta a livros e documentários que contam a vida e a obra de diversas profissionais que destacaram-se ao longo da história da Arquitetura e construção civil. (Citados à seguir no item “referências bibliográficas”).

Através de tais ferramentas, levaremos ao público alvo o conhecimento acerca dos desafios que as profisssionais enfrentaram e suas obras que as levaram a possuir um grande reconhecimento profissional. Assim, tendo em vista a ampliação dos horizontes e a visibilidade dada a tais mulheres, esperamos promover o empoderamento das participantes do evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com