TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto pesquisa Mulheres, mães e donas casas e o Ensino Superior

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  5.098 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE LICENCIATURA EMPEDAGOGIA

Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o Ensino Superior

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES

2016

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE LICENCIATURA EMPEDAGOGIA

Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o Ensino Superior

Projeto de Pesquisa para elaboração do TCC, do Curso de Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientadora:

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES

        2016        

1. TEMA

As dificuldades e superações das mulheres em ingressar, permanecer e concluir o ensino superior.

1.1. DELIMITAÇÃO DOTEMA

Quais questões levam algumas mulheres a desistirem de ingressar ou concluir o ensino superior? 2. O que traz essas mulheres de volta as salas de aula? 3. Qual a participação da família nesse retorno? 4. Quais são as principais dificuldades encontradas? 5. Há grande oferta do mesmo curso em várias instituições e questionamos: o que leva um estudante a escolher determinada instituição? 6. Qual a preferência de curso dessa classe? 7. Após a conclusão do ensino superior, qual a expectativa dessas mulheres?

2. PROBLEMA        

A conclusão do ensino superior é uma vitória para todas as camadas da sociedade, em qualquer tempo. Existem muitas dúvidas relacionadas a escolha do curso, a modalidade de ensino, se presencial ou a distância e a incerteza do depois. O que fazer após a conclusão do curso? Retornar aos seus afazeres domésticos ou buscar um lugar no mercado de trabalho? E após tanto tempo fora desse mercado, como será o retorno e a adaptação a essa nova etapa da vida?

3 JUSTIFICATIVA

Pesquisar sobre as dificuldades que as mulheres, donas-de-casa, esposas e mães encontram para ingressar, permanecer e concluir o ensino superior.

Algumas ingressam na universidade, mas nota-se uma evasão muito grande em algumas camadas sociais e em alguns cursos, o que vem causando grande impacto social, e falta de mão de obra qualificada em determinadas áreas.

Mulheres que constituem famílias, tornam-se donas de casa, esposas e mães e ainda precisam trabalhar fora para complementar a renda familiar, almejam ter um curso superior na esperança de conseguir crescer como pessoa e ter novas oportunidades, mas quando se deparam com as dificuldades e exigências, desse nível de ensino, sentem medo e vontade de desistir. Mas, muitas contrariando as expectativas conseguem concluir a graduação e seguem estudando, na busca de se tornarem cidadãs conhecedoras de seus direitos e detentoras de uma realidade melhor ofertada pelo conhecimento adquirido.

4. OBJETIVOS DA PESQUISA

4.1. OBJETIVO GERAL

Analisar, identificar e descrever as dificuldades que as mulheres encontram para ingressar e concluir o ensino superior depois que se tornam donas de casa, esposas e mães.

.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer as adversidades vivenciadas pelas mulheres ao longo do curso, no que diz respeito à conciliação da vida cotidiana com a vida acadêmica;
  • Analisar se os benefícios trazidos pela universidade compensam os esforços, renúncias, abstinências e demais sacrifícios que acompanham a vida acadêmica;
  • Entender qual o significado da elevação de escolaridade para as mulheres matriculadas no curso superior;
  • Analisar quais as características, condições de vida e trabalho dessas mulheres, suas motivações interesses e perspectivas;
  • Traçar o perfil dessas mulheres.

5. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES

Buscamos demonstrar, baseadas na nossa própria historia, e nas adversidades vivenciadas ao longo do curso, entre a conciliação das obrigações com os trabalhos domésticos, a dedicação aos filhos, a atenção com o marido e a vida acadêmica, que é possível alcançar resultados positivos, no que se refere ao avanço dos estudos e mudança da própria história, do próprio destino.

Através dos questionamentos da nossa própria identidade e da grande maioria das mulheres, que são autoras e personagens deste trabalho foi possível demonstrar que através da educação e da força feminina, transformamos o nosso futuro, embelezamos nossas almas e que é possível sim ser muitas faces em uma só.

6. REVISAO DE LITERATURA

Apesar de todas as conquistas alcançadas pelas mulheres, ainda é possível notar um papel de submissão imposto por uma sociedade que ainda cultua muitas diferenças entre os homens e as mulheres, haja vista que uma mulher casada e com filhos ainda vive num sistema patriarca onde em sua maioria o homem domina o sistema público e grande parte das mulheres se limita a cargos inferiores com obrigações que se estendem a trabalhos domésticos relativos a família e a casa.

É necessário que as pessoas se conheçam mais a fundo para que possam compreender suas dificuldades, reconhecer suas lutas e assim planejar seu crescimento e desenvolvimento continuado.

Hoje existe uma preocupação mais centralizada na formação de crianças e de jovens, e menor com a de adultos, principalmente mulheres, donas de casa, esposas e mães, pois infelizmente o trabalho feminino normalmente é menos valorizado que o masculino e os homens tendem a receber uma remuneração maior que as mulheres para exercer as mesmas funções.

Foi possível comprovar que são muitas as marcas de mulheres que constituem famílias, tem marido, filhos e afazeres domésticos e ainda precisam trabalhar fora e desejam ter um curso superior e, como, mesmo submetidas a tantas pressões, vem mostrado que buscam ampliar continuamente sua participação no exercício de sua cidadania mesmo sendo as principais responsáveis pelas atividades do lar e pelo cuidado dos filhos.

7. METODOLOGIA

O Projeto de Pesquisa será realizado através de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja coleta de dados teve como alvo seis mulheres trabalhadoras que revelaram como dividem seu tempo entre obrigações profissionais, casa, filhos, maridos e a vida acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com