TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado arquitetura

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

. O que é projeto integrado?

O projeto integrado de edificações é a realização de um projeto com viés sustentável. Desta forma, os termos projeto sustentável e projeto integrado possuem equivalência em seus significados. Através da interdisciplinaridade, as decisões são tomadas considerando o consumo de energia, recursos naturais e a qualidade ambiental do empreendimento e os elementos com os quais ele interage na sua implantação e utilização.

Ademais, ao considerar as atividades descritas como constituintes de um projeto integrado, nota-se grande semelhança com as atividades realizadas na disciplina de Projeto Arquitetônco.

2. Mapeie o processo de projeto integrado para o exercício de projeto proposto na disciplina projeto arquitetônico

2.1 De que tipo é o projeto?

O projeto escolhido pela empresa Terrace Engenharia consiste na elaboração de um condomínio de habitações elaboradas com interesse social.

2.2 Quais são o tamanho e a escala do projeto?

O condomínio de habitações com interesse social se trata de um grande projeto em todos os âmbitos que tangem esta prática. Pode-se destacara dimensão, um lote de cerca de 7000 m2, o número de famílias atendidas, a dinâmica organizacional necessária do espaço, as necessidades de lazer, transporte e infraestrutura, entre outros fatores que tornam este projeto um desafio em grande escala.

2.3 O projeto será inserido em uma área urbana consolidada ou será desenvolvido em um espaço aberto?

Inserido em um loteamento com área urbana consolidada, o condomínio de habitação social será desenvolvido em consonância com a pavimentação, rede elétrica, projeto e tipologia hidráulica, já presentes no local.

2.4 Algum plano-diretor orienta a nova edificação no terreno e descreve o escopo do projeto e as fases da construção?

Considerando que o condomínio estará inserido na cidade de Curvelo-MG, o plano diretor da cidade, atualizado em 2017 pela Lei complementar Nº 0120, além do código de obras da cidade.

2.5 Existem diretrizes legais para o projeto das vedações externas?

Sim, estas diretrizes estão dispostas na Minuta de Anteprojeto de Lei para instituir a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Município de Curvelo.

2.6 Alguma legislação municipal, regional, estadual ou nacional regulamenta o projeto sustentável?

Há um projeto de Lei, N.º 9.938, DE 2018 (Do Senado Federal) que prevê a alteração da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, para instituir a adoção de práticas de construção sustentável na política urbana.

2.7 Quais são os condicionantes geográficos e do terreno?

Pode-se destacar que o terreno escolhido para locação do empreendimento está inserido na cidade de Curvelo-MG, o centro geográfico do estado de Minas Gerais, a uma altitude de 663 metros acima do nível do mar. A caracterização do terreno presente nesta seção será dividida em dois fatores, naturais e sociais.

2.7.1 Fatores naturais

O clima presente no local possui altas temperaturas e baixo índice de umidade relativa do ar na maioria do ano, configuração típica de uma região do bioma Cerrado no Brasil, mas também com a incidência de frentes frias no período de junho e julho.

A vegetação no terreno se trata de mato seco e de baixa magnitude, ademais, pode-se destacar a presença de um exemplar da espécie Mangifera indica, que produz o fruto conhecido como manga, além de uma árvore de médio porte que estava sem folhagem, fato que dificultou a identificação da espécie, na visita inicial ao terreno.

No âmbito da hidrografia, destaca-se a presença de um pequeno ribeirão próximo ao terreno, ainda que não há interação direta entre estes devido a distância considerável e um desnível.

A fauna do local, por se tratar de um loteamento urbano, não é rica. Observou-se a ocorrência de pássaros de pequeno porte sobrevoando a região, ainda que de forma rara.

2.7.2 Fatores sociais

Como dito anteriormente, o loteamento onde o condomínio será executado possui rede de saneamento básico, coleta de esgoto, pontos de coleta de água pluvial nas ruas e acesso à saúde pública através de ruas pavimentadas, até os postos de saúde e hospitais locais. Destaca-se a proximidade com um bairro com uma baixa renda por família, o bairro Santa Rita. Isto favorece a instalação de um condomínio de habitação social, mas contrasta com as habitações já presentes no mesmo loteamento, que apresentam um padrão construtivo relativamente elevado.

2.8 Quais são as densidades populacionais e os índices urbanísticos do terreno?

Ao considerar o tipo de empreendimento, o condomínio com habitações de interesse social irá possuir um alto índice de aproveitamento. Já que irá possuir uma grande área construída, área de lazer, elementos de infraestrutura, área de circulação comum, depósito de lixo, entre outros elementos que contribuem para o aumento do índice urbanístico. A densidade populacional no terreno também será elevada, visto que as famílias interessadas no empreendimento possuem geralmente um número elevado de membros. Sendo uma área acima de 360m² a ocupação máxima será de 80% não possuindo limite de gabarito, além de afastamentos laterais de 1,50m e afastamento da via de 5m.

2.9 De onde vem o dinheiro que financia o projeto?

A equipe da Terrace Engenharia irá realizar o projeto visando o subsídio do programa do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, denominado Minha Casa Minha Vida.

2.10 Como a participação de cada membro da equipe e de cada ator afetará o processo de projeto integrado?

Apesar da equipe, que possui total formação por discentes de Engenharia Civil, estes possuem experiências próprias e especialidades acadêmicas diferentes. Na Terrace Engenharia contamos com uma discente que possui grande conhecimento da cidade de Curvelo, sua dinâmica e hábitos. Além disso, estagiária na empresa responsável pelo fornecimento de água, a COPASA, que pode contribuir com análises de fatores hidráulicos que permeiam o projeto proposto. Por fim, um discente com interesse e pesquisas na área de tecnologia, para contribuir com automação e softwares.

Juntos, estes membros buscam a realização de um projeto arquitetônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com