TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto residencia

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola Edgar Graeff

Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Topografia  

Orientador: Daniel Pimentel

Aluna: Rafaela Luíza Miranda

     

                                           

                AED[pic 1]

                       Entrevista      

Entrevista com a Professora Maria Ester da PUC Goiás.

  1. Como é feito o levantamento topográfico de um terreno que  receberá um novo projeto?

Geralmente é feito por um agrimensor ou um topógrafo, pode ser um técnico. Ele então mede as alturas do terreno como foi feito no primeiro exercício da matéria de topografia. O terreno é estudado com relação à rua e com relação aos limites do lote com outros lotes. Esse tipo de levantamento pode ser feito com instrumentos tecnológicos próprios para esse tipo de estudo, ou também com uma mangueira de nível. É necessário cadastrar cada elemento existente do lote que será modificado à partir do novo projeto, como por exemplo: árvores, alguma fossa ou cisterna aberta existente, é preciso locar.

  1. Quando você acha necessário fazer interferências no desenho urbano? Que tipo de interferência você já fez?

No desenho urbano eu acho necessário fazer quando há algum tipo de deformação que ocorre ao longo do tempo no uso desse lugar. Um exemplo seria um loteamento demarcado em um determinado local em uma época, na década de 70 por exemplo, quando as regras eram diferentes das regras de hoje e era permitido você fazer uma rua de 9 metros de largura incluindo calçada, ou traçar ruas dentro de alguma área de preservação ambiental. Hoje em dia isso não é mais possível, eu faria uma modificação em casos parecidos com estes. Eu fiz um projeto onde sugeri a modificação do desenho urbano, quando o loteamento foi aprovado e na interseção do loteamento com a área pública, havia uma rotatória que entrava diretamente em uma área verde causando um conflito com uma rua existente que não estava cadastrada, ocorreu então, um projeto de desafetação daquele trecho do loteamento e houve uma modificação deste cruzamento, retirando a rotatória e transferindo ela para outro lugar e isso acarretou na modificação do desenho urbano.

  1. Qual a relação da topografia com as redes de esgoto e captação de água?

Enfatizando a água da chuva, quando chove na cidade, logicamente a água irá escorrer em uma direção em que a topografia levará para o fundo de vale. A relação que existe entre essa declividade e a água será diretamente proporcional ao tamanho e ao alinhamento do tubo de drenagem. Se uma quadra está no alinhamento da curva, como será captado essa água? É necessário que a rua faça a água escorrer para os dois lados, sendo assim é preciso haver uma inclinação da rua na direção certa para o tubo captar de maneira correta. É primordial entender, com relação à topografia, pra onde estará escorrendo a água. Com relação ao esgoto, dependerá da posição da estação de tratamento de esgoto. Suponhamos que a estação de tratamento está à cima (mais alta) do que a rua que estou construindo, é preciso bombear o esgoto, isso é chamado de estação elevatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com